Tese da UFRN recebe novo prêmio em conferência de Computação

A tese de doutorado de Gabriel Alves Vasiljevic Mendes, defendida no ano passado no Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação (PPgSC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), recebeu um novo prêmio numa conferência de Computação, que foi realizada na cidade do Rio Grande (RS) em novembro deste ano. A premiação foi concedida no âmbito do Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do 22º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames’23). O trabalho foi vencedor do Prêmio de Game Design do CTD/SBGames’23, na categoria Tese de Doutorado.

Intitulada Model, Taxonomy and Methodology for Research Employing Electroencephalography-based Brain-Computer Interface Games, a tesefoi desenvolvida junto ao Grupo de Pesquisa em Artefatos Físicos de Interação (PAIRG) da UFRN, na linha de pesquisa de interface cérebro-computador. A pesquisa foi parcialmente financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e orientada por Leonardo Cunha de Miranda, pesquisador-líder do PAIRG/UFRN e professor associado do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) da Universidade.

O SBGames é a principal conferência brasileira da área de Jogos e Entretenimento Digital, sendo um evento científico promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O CTDGames é o concurso acadêmico de teses e dissertações da área de Jogos e Entretenimento Digital que é realizado anualmente a nível nacional. São premiadas as dissertações de mestrado e as teses de doutorado com contribuição significativa e destacada para a área. O CTDGames 2023 premiou as melhores teses e dissertações defendidas no ano de 2022.

Leonardo Cunha comenta que o recebimento do Prêmio de Game Design destaca as contribuições dos produtos resultantes da tese também para a área de Jogos. O professor complementa: “a pesquisa com interface cérebro-computador requer expertise de diversas áreas do conhecimento. A tese envolveu as subáreas da Computação de Interação Humano-Computador e Jogos, além dos campos da Neurociência e da Neuroengenharia”.

Segundo ele, as premiações que seu orientando de doutorado alcançou este ano com a sua tese “são fruto de muito afinco e dedicação à pesquisa e a sua formação de pós-graduação. Os prêmios recebidos valorizaram os resultados científicos alcançados com o desenvolvimento dessa tese”.

Premiações anteriores

A tese de doutorado foi finalista do 36º Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC’23). O CTD do CSBC é o tradicional concurso anual de teses e dissertações promovido pela SBC. No CTD/CSBC’23, somente seis teses de doutorado defendidas no ano de 2022 foram selecionadas para a final, que ocorreu na cidade de João Pessoa (PB), no mês de agosto. A tese ficou entre as seis melhores do país, selecionada a nível nacional entre um total de 43 teses submetidas que apresentavam trabalhos de todas as subáreas da Computação.

Posteriormente, a tese recebeu o prêmio Melhor Tese de Doutorado do Concurso de Teses, Dissertações e Trabalhos de Graduação em Interação Humano-Computador/Prêmio Junia Coutinho Anacleto, do 22º Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC’23). O evento científico, promovido pela SBC, foi realizado na cidade de Maceió (AL), no mês de outubro, e selecionou a nível nacional a Melhor Tese de Doutorado, a Melhor Dissertação de Mestrado e o Melhor Trabalho de Graduação da área de Interação Humano-Computador defendidos no biênio de 2021/2022.

Imagem: Reprodução 

Fonte: Agecom/UFRN

Sair da versão mobile