A Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM/UFRN) recebe, até 12 de janeiro, a exposição fotográfica Pedalando na História. A mostra tem como objetivo incentivar a prática do ciclismo e valorizar o patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Norte. A exposição conta com fotografias que foram registradas em passeios de bicicleta. As visitas podem ser realizadas das 7h30 às 22h.
Com o tema Conhecendo o Patrimônio Histórico e Cultural do RN de Bike, a exposição foi criada por Leandro Soares, ciclista e professor da rede estadual de Educação. O objetivo foi compartilhar os benefícios que o ciclismo tem em relação à qualidade de vida e mostrar que é possível ampliar o conhecimento em relação ao patrimônio histórico e cultural do RN.
O projeto surgiu de passeios feitos pelo professor e colegas para conhecer e registrar riquezas históricas e culturais do estado. De acordo com Soares, as imagens foram produzidas com o próprio celular. “Além de contribuir para a mobilidade do trânsito, é possível aprender enquanto se pedala”, relata.
Leandro Soares explica que a proposta é mudar a percepção do público sobre o patrimônio cultural do RN. “Buscamos mostrar, a partir dos elementos que temos no nosso patrimônio cultural, o sentimento de pertencimento. A bike nos permite conhecer locais esquecidos ou abandonados e, até mesmo, perceber toda a riqueza histórica e cultural que nos cerca durante a correria do dia a dia”, explica.
A exposição dá nome ao livro que será publicado, em breve, sobre os bastidores e a perspectiva histórica dos locais visitados. “Com o propósito de democratizar o acesso à literatura regional, a obra será gratuita no formato digital”, conta Soares.
Imagens: Divulgação
Fonte: Agecom/UFRN