Cinco dicas para zerar o estoque nas principais datas do final do ano

Com a aproximação de datas como o Natal e o Ano Novo e movimentos de final de ano, os mais diversos tipos de negócios estão a todo vapor para garantirem sucesso nas vendas. De acordo com dados da empresa Cielo, as vendas no varejo brasileiro em dezembro de 2022 cresceram 1,3%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2021. O número mostra como o período é uma oportunidade de comercialização para as empresas.

Assim, zerar o estoque é uma importante missão para os negócios que querem ter alta lucratividade no final do ano. Porém, para que isso aconteça, são necessárias diferentes estratégias e, levando isso em consideração, Renato Martins, Vice-presidente e Diretor Comercial na GM PROMO® e Membro do Conselho da Supera Holdings, lista dicas para companhias venderem todos os produtos que possuem. A holding é especializada em oferecer soluções estratégicas para a indústria, varejo e serviços.

Contato com os canais de distribuição

Segundo o executivo, antes de preparar o planejamento para zerar o estoque é importante ter um contato direto e estratégico com os canais de distribuição, visando entender a situação atual dos produtos. “Nessa época do ano é comum vermos os estoques das lojas ganhando uma magnitude de mercadorias sazonais, lembrando que os espaços físicos são limitados. Por isso, o entrosamento entre os canais de distribuição e a indústria é de suma importância, evitando que aconteçam problemas com respeito ao estoque e produtos com baixo giro, o que prejudica as vendas”, informa.

Apresentação

Seja de forma presencial ou pela internet, é essencial que os produtos sejam apresentados para o público de forma estratégica, chamando a atenção das pessoas. “Principalmente quando estamos falando de uma mercadoria que o consumidor não está buscando, mas se depara com esta, é essencial que tenha uma embalagem chamativa e se estiver em uma prateleira, esteja posicionada em um local ideal, levando em consideração o tipo do ambiente e a visibilidade do consumidor. É aí que entra o merchandising, uma técnica muito utilizada no varejo, que visa a melhor disposição dos produtos nos pontos de vendas. Agora no caso das vendas pela internet, além das mercadorias precisarem estar em locais onde podem ser facilmente vistas, necessitam estar acompanhadas de explicações como para que servem, entre outros detalhes de uso. Importante destacar que empresas podem contratar o serviço de profissionais especializados em abastecimento, reposição e merchandising, o que contribui para ótimos resultados”, explica Martins.

Degustações e demonstrações

De acordo com o Vice-presidente e Diretor Comercial da GM PROMO® e Membro do Conselho da Supera Holdings, oferecer degustações e demonstrações, inclusive perto dos pontos de vendas dos produtos, é uma forma de gerar comercializações mais imediatas. “Uma ótima experiência é uma chave para o sucesso e por isso, negócios devem investir em estratégias para se aproximarem dos consumidores, envolvendo sentidos como paladar, tato, olfato, entre outros. É importante mexer com os sentimentos e causar sensações”, afirma.

Ações promocionais

Outra estratégia é criar ações promocionais. “Leve dois e pague um e concorra a uma viagem e ganhe um brinde são alguns exemplos que devem ser explorados nas datas, incentivando pessoas a comprarem. Em um cenário de alta concorrência, as marcas precisam apresentar diversas vantagens para se destacarem. Assim, juntar menores preços com promoções pode gerar mais vendas”, diz Martins.

Atendimento

Para o executivo, seja por chat, telefone, olho no olho ou outro meio de comunicação, o atendimento de qualidade sempre terá um papel fundamental nas vendas. “As pessoas querem ser tratadas com respeito, empatia e terem todas as dúvidas esclarecidas. Além disso, uma conversa amigável e que não seja invasiva entre vendedores e consumidores, contribui para que as pessoas se aproximem da marca e, inclusive, voltem a procurá-la no futuro. Mesmo que um determinado produto seja maravilhoso, se o atendimento da companhia for ruim, há enormes chances dos consumidores não o quererem mais e fazerem uma propaganda ruim para amigos e conhecidos, além de levarem relatos para as redes sociais”, informa.

O ano de 2023 está na reta final e por isso negócios devem prestar atenção em diversos pontos para zerarem o estoque, aproveitarem o período para fidelizarem consumidores e criarem uma imagem positiva. Assim, aqueles que fizerem contatos estratégicos com os canais de distribuição e apresentações assertivas, oferecerem degustações e demonstrações, desenvolverem ações promocionais atrativas e sempre investirem em um atendimento otimizado vão ganhar destaque no mercado e realizar diversas vendas que vão abrir portas para o próximo ano.

Imagem: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação

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