Evento na Escola Multicampi reflete a saúde planetária

Publicidade

A fim de realizar um debate multiprofissional e interdisciplinar acerca da saúde planetária, acontece, na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN), a 8ª edição do evento (Sem) Desastres. Resultado de um parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Sobre Desastres (Nuped/UFRN), a ação será realizada no período de 20 a 24 de novembro, em formato híbrido. Para os que desejam participar, as inscrições são realizadas neste site.

Em sua oitava edição, o evento discutirá a temática Saúde planetária no contexto do Semiárido: uma abordagem interdisciplinar na perspectiva da redução de riscos de desastres. A ação convida a comunidade interna e externa que esteja interessada em debater a temática na região do Semiárido, para que, por meio da interação entre os atores sociais envolvidos durante a ação, posteriormente possam ser realizadas ações locais.

Miriam Brandão, professora da Escola Multicampi e membro do Nuped, explica que a  saúde planetária é um novo esforço para tratar a questão da sustentabilidade e da vida humana no planeta. De acordo com a docente, o assunto é pensado sob uma ótica cada vez mais integrativa, transdisciplinar e global. “Os problemas da crise planetária estão cada vez mais intensos e frequentes, transpassam fronteiras geopolíticas e delimitações acadêmicas, além de afetarem a humanidade como um todo”, esclarece.

Como forma de convocar especialmente a comunidade seridoense, o evento pretende refletir temas como mudanças climáticas; agroecologia; insegurança alimentar e nutricional; e sustentabilidade. Segundo Pitágoras Bindé, professor do Departamento de Psicologia (Depsi/UFRN) e membro do Nuped, a abordagem adotada será de gerenciamento de riscos de desastres e deve partir de uma perspectiva sistêmica, que considera a relação dos aspectos causadores e potencializadores dos desastres.

Para a professora da Escola Multicampi, Ana Luiza Oliveira, a ação é oportuna para que os participantes possam avançar nas discussões já empenhadas na relação entre saúde e agroecologia no Semiárido. “Temos muitos  projetos com essa visão em parceria entre cursos da UFRN aqui em Caicó, como o grupo de pesquisa Semiar  – Territórios do Semiárido, coordenado por Leandro Cavalcante, professor do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), além do Horto do Ceres, coordenado pela professora Sandra Kelly de Araújo”, pontua.

Ana Luiza Oliveira comenta ainda que, neste ano, pensando na formação de médicos e médicas no Seridó, o evento produz diálogo com o componente curricular Vivência Integrada na Comunidade 3. “Durante a programação, haverá um momento de realização da 4ª edição da Mostra de Curta Metragem, com a temática central Saúde rural, educação popular e intersetorialidade”, pontua a docente.

Entre os dias 20 e 23 de novembro serão realizados minicursos e apresentações de trabalhos em formato on-line. Já no dia 24, a partir das 8h, na Escola Multicampi, acontecerão palestras, mesas-redondas e rodas de conversa. No âmbito da UFRN, estarão presentes colaboradores da EMCM, do Nuped e do Ceres. O evento terá, ainda, a participação de colaboradores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); do Centro Universitário de Patos Unifip; da Universidade de São Paulo (USP), bem como pesquisadores do Departamento de Saúde Pública, da Universidade de Ciências Médicas de Cienfuegos (UCMCF), em Cuba.

A programação completa pode ser acessada na página principal do evento.

Imagem: Divulgação

Fonte: Agecom/UFRN

Sair da versão mobile