Five Nights at Freddy’s diverte dentro de proposta simples de terror contemporâneo

Publicidade

O filme Five Nights At Freddy’s, tem direção de Emma Tammi, no elenco principal, Josh Hutch interpretando o jovem Mike Schmidt, Elizabeth Lailcomo Vanessa Monroe e Piper Rubia como a pequena Abby Schmidt. Na trama, o jovem Mike Schmidt enfrenta a dura realidade do desemprego, mas resolve aceitar trabalhar em um local onde cinco bonecos animatrônicos, de uma antiga pizzaria abandonada, ganham vida todas as noites, o problema é que esses seres não são tão bons quanto a Mike e sua irmã Abby imaginam.

Five Nights At Freddy’s é aquele filme pipoca capaz de gerar curiosidade pela ideia inicial de mostrar personagens incomuns por trás dos assassinatos, no caso, usando bonecos animatrônicos. Isso porque a história é composta com partes de terror e comédia, e a direção brinca com esses gêneros em uma trama simples e direta ao ponto.

Apesar disso, há um pequeno medo pela falta de personagens para servir a matança proposta no filme, isso se deve pela forma como foi inseridouma das personagens e a classificação indicativa, para alguns pode ser um empecilho para curtir a história, caso esse fato pequeno seja colocado a prova.

Por esse motivo o filme entra na categoria chamada de pipoca, dentro de uma proposta que serve apenas para entreter sem nenhuma responsabilidade de ser levado a sério. Com orçamento de US$25 milhões, é provável que logo consiga se pagar e quem sabe ganhar uma continuação em breve.

Dito isso, seria fácil falar sobre como o filme é divertido dentro das quatro linhas seguras de uma produção do terror. No entanto, foi uma decisão arriscada por parte dos estúdios ao trazem esse tipo de proposta para exibição no cinema, tendo em vista uma forma melhor e mais aceitável de lançamento, que seria uma plataforma de streaming.

O filme tem toda uma pegada mais moderna que conversa melhor com produções de streaming, e diante desse fato, era melhor ter deixado a produção como lançamento para esse tipo de serviço. Talvez alguém lembre que no mercado doméstico o filme foi disponibilizado de forma simultânea no streaming e no cinema, ainda sim, não é uma assertiva, uma melhor escolha de lançamento seria optar um tipo desde o início, tanto para o mercado doméstico, quanto para o internacional.

Isso acaba por colocar a proposta inicial como descartável, fica pior ainda quando o produto não tem uma força nem trama capaz de chamar atenção do público pela qualidade, chama apenas por conta do nome e a proposta, mas logo se desvandeia por conta da apresentação fraca da história e a construção comum de filme de terror com pontas soltas para continuidades futuras. Claro, não é certo que vai dar ruim, o tempo poderá responder se a forma certa foi correta.

Apesar de tudo isso, Five Nights At Freddys é divertido à medida que consegue ser uma história sobre superação, é interessante pela maneira como apresenta seus personagens e dilemas morais, mesmo eles sendo pouco atrativos. No terror, eles até tentam, mas não é nada fora do comum. Somente resta a parte técnica como o designer animatrônico dos personagens responsáveis pelas mortes na trama. Ou seja, é uma produção simples e divertida, nada de muito grande nem pequeno demais para passar despercebido, há um ponto em comum entre o sério e o cômico.

Fonte: O Barquinho Cultural

Sair da versão mobile