O clássico literário de Guimarães Rosa, “Grande Sertão: Veredas” vai ganhar uma nova adaptação para os cinemas em 2024, dirigido pelo cineasta Guel Arraes (“O Auto da Compadecida” e “Lisbela e o Prisioneiro”). Estrelado por Caio Blat (Riobaldo) e Luisa Arraes (Diadorim), o drama trará à cena uma releitura, com ares distópicos e pós-apocalípticos, no longa Grande Sertão.
Grande Sertões estreou mundialmente no dia 10 de novembro de 2023, na 27ª edição do Tallinn Black Nights Film Festival (PÖFF), na Estônia. Com roteiro de Guel Arraes e Jorge Furtado. O filme ainda apresenta Rodrigo Lombardi (Joca Ramiro), Eduardo Sterblitch (Hermógenes), Luis Miranda (Zé Bebelo), Mariana Nunes (Otacília) e Luellem de Castro (Nhorinhá) no elenco, e deve chegar aos cinemas brasileiros em maio de 2024.
Essa não é a primeira adaptação da obra de Guimarães Rosa para os cinemas, já que no ano de 1965, dirigido por Geraldo Santos Pereira e Renato Santos Pereira, lançou uma produção baseada no romance do autor contou a história do jagunço Riobaldo e sua amizade expressiva e envolver com Diadorim, em uma trama permeada de vingança, morte e sofrimento.
Fonte: O Barquinho Cultural