Se o fim de semana costumava estar associado ao descanso absoluto, hoje essa tendência está mudando. Cada vez mais se concretiza a adoção de uma abordagem ativa e saudável para o fim de semana, inclusive no domingo, que tem se tornado um dia para as pessoas praticarem exercícios físicos com mais tranquilidade, visto que não há a rotina atarefada da semana para interferir.
A arquiteta Renata Filgueira é uma das adeptas ao treino de domingo a domingo. Praticante de musculação há 12 anos, os treinos do final de semana são oportunidades para que ela faça os exercícios com calma e levando as execuções mais a sério.
“Esses são dias que posso alongar e fazer os exercícios sem correria, de fato levando a sério toda a execução e cadência que cada exercício merece. Afinal, na semana é aquela correria para todo mundo, então no final de semana sinto que consigo treinar melhor”, conta.
Mas não é só ela. A funcionária pública Daniela Moreira também concorda que os treinos do final de semana têm uma execução especial, inclusive colaborando para o aumento de séries e carga.
“A técnica do exercício é muito importante, o fato de você executá-los com perfeição. E, às vezes, durante a semana, com a academia mais cheia, a necessidade de revezar aparelhos e a pressa para fazer outras coisas, a gente acaba fazendo tudo mais rápido. No final de semana consigo fazer a técnica e o exercício mais completo. Dá tempo para aumentar a série ou a carga”, explica.
Frequentadoras assíduas da musculação e do spinning na academia Bodytech Tirol, elas entendem que o descanso é importante para qualquer atleta ou praticante de musculação, porque é nesse tempo de repouso que o músculo cresce. Mas acreditam que é possível criar esse descanso quando se mantém uma rotina.
“Precisamos estar com energia para treinar bem, e tudo isso se cria dentro de uma rotina, sabendo otimizar seu tempo e semana, até no domingo. No meu caso, gosto de treinar cedo, então por volta de 10h já estou livre para descansar ou fazer qualquer programação com a família”, finaliza Renata.
Imagem: Divulgação
Fonte: Assessoria de Comunicação