Reitoria e hospitais universitários discutem proposta para financiamento

A construção de uma proposta coletiva para adequar serviços dos hospitais universitários foi discutida nesta sexta-feira, 27, na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que reuniu representantes das unidades e das secretarias de Saúde do Estado e de Santa Cruz. Na oportunidade, os gestores articularam a organização de um projeto para atender às principais demandas da população, que será encaminhado para o Ministério da Saúde, a fim de obter o financiamento necessário.

A possibilidade de recursos para ampliação e oferta de serviços foi sinalizada pelo presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, durante visita em setembro aos três hospitais universitários da UFRN: Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol).

Diante dessa oportunidade, o reitor da instituição, José Daniel Diniz Melo, propôs a organização de uma proposta alinhada entre as unidades, juntamente com as secretarias de Saúde, para identificar as prioridades em cada hospital e trabalhar com soluções.

A secretária de Saúde de Santa Cruz, Cássia Penha, comemorou a possível expansão de serviços no Huab, localizado no município. Do mesmo modo, a secretária estadual de Saúde, Lyane Ramalho, reforçou o interesse da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) em participar do debate, para que os serviços propostos atendam às demandas reprimidas.

Durante a reunião, as equipes já agendaram novos encontros entre si, para dar andamento à proposta. O momento contou, também, com a presença do vice-reitor da UFRN, Henio Ferreira de Miranda; da superintendente do Huab, Cláudia Rubim; da superintendente do Huol, Eliane Pereira; e do superintendente da MEJC, Murillo Britto, além de servidores dos hospitais e secretarias.

Imagem: Marina Gadelha

Fonte: ASCOM/UFRN

Sair da versão mobile