A nova diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) tomou posse para o quadriênio 2023-2027. Na solenidade realizada na noite desta quinta-feira (26), o novo presidente da entidade, Roberto Serquiz, defendeu uma aliança entre os poderes, a sociedade e o setor produtivo para a retomada da competitividade e destacou a importância da construção conjunta do desenvolvimento sustentável.
“Insistirei com uma sugestão ao Governo do Estado e aos demais Poderes de que seja formada uma ampla aliança, incluindo os Poderes constituídos, a sociedade e o setor produtivo, que vise a ampliação da nossa infraestrutura, o tão necessário salto educacional e um estado eficiente, resgatando, assim, a capacidade competitiva do nosso Estado”, ressaltou.
O evento foi prestigiado por empresários, políticos, imprensa e representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), de Federações das Indústrias de outros estados e de instituições representativas do setor produtivo.
Serquiz ressaltou como prioridades da gestão, o fortalecimento dos sindicatos filiados à Federação, com estímulo aos mais engajados na missão de ampliação da base sindical; o avanço dos serviços, qualidade e produtividade das casas do Sistema FIERN; e o relacionamento externo do Sistema, sempre em defesa e promoção da indústria, com a sociedade civil organizada e suas múltiplas instituições.
Durante o discurso, convidou ao palco a nova diretoria empossados para a gestão 2023-2027, agradeceu o apoio dos líderes sindicais e reconheceu a importância do aconselhamento e diálogo.
“Não me elegi sozinho ou fruto de um projeto isolado. Conseguimos estabelecer uma proposta consensual com o decisivo e importante apoio de todos os sindicatos da FIERN. A todos os líderes e diretores, meu respeito, gratidão e compromisso. Formarmos um time coeso e vitorioso a favor da indústria e do desenvolvimento sustentável”, concluiu.
Sobre Roberto Serquiz
Natalense, Roberto Serquiz é empresário dos setores de água mineral e de reciclagem. Tem formação universitária na área de Administração de Empresas pela UFRN, com especialização em Finanças e MBA em Meio Ambiente. Ele é sócio proprietário da Água Mineral Santa Maria e da RS Reciclagem.
O interesse no ramo de reciclagem surgiu de demandas da indústria de água mineral. “As embalagens passaram a ter prazo de validade e diante do problema do descarte correto, investimos na reciclagem. Hoje todo o material da nossa indústria [que seria descartado] é reciclado”, diz.
A sustentabilidade, o desenvolvimento e os interesses do setor industrial são algumas das ênfases da atuação do empresário nos diversos fóruns e entidades nos quais tem ou teve uma atuação. Roberto Serquiz integrou os Conselho da Agência de Fomento do RN — AGN — (2006/2010), do SESI (2008/2010 e 2014/2018), e do IEL (2012/2020).
Solenidade de posse domnovo presidente da Fiern, Roberto Serquiz, aconteceu nesta quinta (26) em Natal — Foto: Fiern
Preside o SICRAMIRN, entidade da qual já tinha estado à frente no mandato que exerceu entre 2004-2012. Foi o fundador e primeiro presidente do SINDRECICLA (Sindicato de Reciclagem e Descartáveis do RN), entre 2014-2020. Atualmente é presidente da Comissão de Meio Ambiente da FIERN, além de ser conselheiro do CONEMA (Conselho Estadual do Meio Ambiente).
Em outubro deste ano, coube a Roberto Serquiz a Presidência do 29º Congresso Brasileiro da Indústria de Água Mineral. Ele foi também uma importante voz na defesa da reformulação do Plano Diretor de Natal, sancionado em março de 2022. “Sempre temos tratado de temas atuais e que possam trazer uma contribuição dentro do contexto do desenvolvimento da indústria”, afirma o empresário.
Crédito das Fotos: Fiern
Fonte: G1 RN