Com foco em dar suporte a mulheres vítimas de algum tipo de violência, o Projeto Enlace foi criado e tem realizado encontros semanais de apoio e atendimento psicológico na Universidade Potiguar (UnP) – Unidade Salgado Filho, em Natal. Nessa perspectiva, o grupo está com vagas limitadas e é uma oportunidade para ajudá-las a superarem situações traumáticas.
Para participar, as mulheres interessadas devem entrar em contato com o Centro Integrado de Saúde (CIS) da instituição, por meio do WhatsApp (84) 3215-1267, ou comparecer pessoalmente à unidade de saúde localizada na Rua General Francisco
Coordenado pela professora do curso de Psicologia da Universidade Potiguar (UnP), Maria Aparecida França, o Enlace tem o objetivo em auxiliar quem necessita de acolhimento e ou psicoterapia, complementando o atendimento especializado da Rede de Atenção Psicossocial do município, unindo à oportunidade de estudantes do curso de Psicologia de lidarem com este tipo de demanda.
Atuando em parceria com o curso de Direito da UnP, por meio do projeto Rede de Proteção à Mulher, as mulheres atendidas pelo Enlace são encaminhadas pelo Centro de Referência da Mulher Cidadã Elizabeth Nasser, pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), pela Delegacia Especializada de Atenção à Mulher (Deam) e pelo Serviço Integrado de Psicologia (SIP) da Universidade Potiguar.
Grupo Reflexivo
Uma das atividades do Enlace é um grupo reflexivo, no qual as participantes e os membros do projeto se encontram semanalmente, sempre nas quartas-feiras, às 19h, com foco em identificar, acolher e ressignificar o fenômeno da violência e sua estrutura, propiciando um rompimento desse ciclo.
“Essa troca entre as mulheres atendidas, alunos e demais membros que participam do projeto serve como um elemento para o aprimoramento não só das capacidades profissionais, mas das habilidades humanas, integrantes de uma sociedade produtora de sofrimento”, explica Aparecida França.
Além da partilha de experiências, o grupo proporciona reflexões sobre temas fundamentais para a realidade da mulher, como gênero, o que é ser mulher, medidas protetivas, entre outros.
Imagem: Divulgação
Fonte: Assessoria de Comunicação/UnP