O livro Querido Evan Hansen, escrito pelo escritor, cantor, ator e músico Val Emmich, em parceria com Steven Levenson, Benj Pasek e Justin Paul, criadores e compositores do musical da Broadway que inspirou a obra, trata de diversos assuntos interessantes, ainda mais para pessoas da faixa etária young adult, que são são os adolescentes que estão numa fase de grandes transformações em todos os âmbitos da vida ou para aqueles adultos que acabaram de chegar à essa fase.
Uma obra que aborda depressão, suicídio, solidão, aceitação, paixões platônicas, empatia, do jovem Evan Hansen, um garoto que sempre teve muita dificuldade de fazer amigos, então para isso ele decide seguir os conselhos de seu psicólogo e começa a escrever cartas encorajadoras para si mesmo, com a esperança de que seu último ano da escola seja um pouco melhor.
Evan vive com sua mãe, uma enfermeira que trabalha muito e se esforça demais pelo filho, embora ele não enxergue isso realmente, e não tem nenhum amigo, seu único interesse é Zoe Murphy, a irmã de Connor Murphy, o aluno mais encrenqueiro da escola e também inimigo de Evan.
Mas um certo dia Connor comete suicídio e sua família encontra uma das cartas de Evan que havia se perdido, então eles começam a pensar que os dois eram melhores amigos, mas como explicar a situação o jovem acaba refém da sua própria mentira.
Então essa “falsa amizade”, finalmente o aproxima de sua paixão, a irmã de seu inimigo, Zoe, a garota de seus sonhos, que o faz ele a ser notado no colégio, mas Evan sabe que isso não é coisa certa, mas mesmo assim está ajudando a família de Connor a superar a perda, tendo um único propósito de vida, deixar essa mentira continuar ou revelar a verdade e enfrentar as ameaças de que seu maior inimigo é si mesmo.
Um romance permeado de dramas, sofrimentos e sonhos, em uma obra emocionante sobre solidão, saúde mental e amizades inesperadas, de um jovem com problemas de tem que viver com uma situação delicada e embaraçosa, que o faz refém de uma grande mentira, assim mostra uma história de reflexão na vida daqueles que estão ao nosso redor sem nem perceber.
Querido Evan Hansen é escrito pelos mesmo criadores do premiado musical da Broadway Dear Evan Hansen, e atualmente é vista como leitura obrigatória, especialmente para quem já se sentiu invisível neste mundo, sendo de grande importância para os sentimentos de pessoas que já passaram ou passam por essa situação. O livro é considerado um best-seller pelo New York Times e está disponível em diversos sites e livrarias.
No ano de 2021 foi lançado uma adaptação do livro, nos cinemas, pela Universal Pictures, dirigido por Stephen Chbosky e adaptado para a tela por Steven Levenson do musical de palco de Benj Pasek e Justin Paul de 2015 com o mesmo nome, em que tinha em seu elenco Ben Platt, reprisando seu no papel da versão teatral, junto com um que inclui Amy Adams, Julianne Moore, Kaitlyn Dever, Amandla Stenberg, Nik Dodani, Danny Pino, e Colton Ryan.
O longa teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2021 em 9 de setembro de 2021 como sua Apresentação de Gala da Noite de Abertura, com lançamento mundial nos cinemas em 24 de setembro de 2021, pela Universal Pictures. No Brasil, foi lançado no dia 11 de novembro de 2021.