O eclipse solar anular foi visto por milhares de potiguares na tarde deste sábado (14). Populares se reuniram para acompanhar o fenômeno astronômico em diversos pontos da Grande Natal (veja galeria de fotos).
O “Anel de Fogo” se formou no céu em razão do alinhamento da Lua entre a Terra e o Sol. Por conta do seu diâmetro, a Lua não cobre totalmente o Sol e assim é formado o eclipse.
Multidão se reúne para ver o eclipse em pontos de observação em Natal
Multidão se reúne para ver o eclipse em pontos de observação em Natal
Em Natal, o fenômeno começou a ficar visível por volta das 15h30, sendo apreciado e registrado por quem esperou ansiosamente para observar o evento.
Populares observam eclipse solar na praia de Praia de Genipabu, litoral Norte do RN
A raridade foi um dos motivos que emocionou a estudante Maisa Gabriela. De acordo com ela, a mãe teve a oportunidade de ver um eclipse na mesma idade que ela tem hoje e isso foi uma alegria para a família.
No Centro Cultural Trampolim da Vitória, antiga base aérea de Natal, a organização afirmou que distribuiu 10,5 mil óculos especiais para observação do eclipse de dois modelos, um da Nasa e outro da Agência Espacial Brasileira. Telescópios com filtros também foram utilizados na observação.
Imagens: Auridan Trindade e Natã Mariz
Fonte: G1 RN