Seis integrantes de uma organização criminosa que planejavam matar o diretor de um presídio no Rio Grande do Norte foram presos, nesta quarta-feira (11), em Caraúbas, Mossoró, Macau e Natal.
De acordo com investigações da Polícia Civil, iniciadas a partir de relatórios de inteligência, os suspeitos – alguns presos e outros não – estariam insatisfeitos com o regime disciplinar da cadeia. Por isso, planejavam o homicídio do diretor. Algumas ordens seriam repassadas por meio de familiares que realizavam visitas aos presos.
Nesta quarta, foram cumpridos seis mandados de prisão temporária e mandados de busca e apreensão. Alguns destes, inclusive, foram cumpridos em desfavor de suspeitos que já estão presos por condenações ou por mandados de prisão cautelar. A ação está inserida no âmbito da “Operação Paz”.
Os seis presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
A PC informou que as investigações continuam e outras diligências ainda serão realizadas.
Operação Paz
A “Operação Paz” teve início em setembro, acontece simultaneamente em 12 estados da federação e é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Todas as forças de segurança estaduais participam das ações.
Segundo a Polícia Civil, o objetivo da operação é combater as mortes violentas intencionais, “agindo sobre os fatores que mais fomentam tais crimes, como o tráfico de drogas e a formação de organizações criminosas”. No RN, a ação é coordenada pela DHPP.
Imagem: Kléber Teixeira
Fonte: G1 RN