Os usuários do transporte público de Natal farão a Integração Temporal por meio da biometria facial a partir de janeiro de 2024, segundo informou o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn).
A novidade foi apresentada aos gestores da Secretária de Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) no início da tarde desta sexta-feira (6). Durante a reunião, foi anunciado que o investimento para a atualização do sistema será de cerca de R$ 1,5 milhão.
Na prática, o usuário vai passar o cartão na catraca e a câmera vai registrar o seu rosto. Quando a pessoa for pegar o segundo ônibus, irá passar o cartão novamente, a máquina vai reconhecer se o rosto é o mesmo e liberar o acesso. O mecanismo, de acordo com o Seturn, tem como objetivo prevenir fraudes e melhorar a experiência dos clientes.
“Combater essas fraudes é fundamental para melhorar o serviço [dos ônibus]. O fraudador tira o dinheiro da fonte de custeio da gratuidade do estudante, do idoso, da pessoa com deficiência. Ele não está fraudando a empresa, mas sim um sistema de benefício social, que é quem paga o sistema que garante que as pessoas que não podem pagar usem de graça”, disse Augusto Maranhão, coordenador jurídico do Seturn.
Cadastramento
O cadastramento biométrico dos usuários será feito pelo NatalCard em novembro e dezembro deste ano. Ainda não foi definido como esse processo será realizado.
O Seturn destacou que quem não registrar a biometria facial não terá acesso ao sistema de Integração.
Integração Temporal
A Integração Temporal é o sistema de integração eletrônico da cidade do Natal. Por meio dele, o usuário pode utilizar dois ônibus para realizar uma viajem sem pagar outra tarifa para embarcar no segundo ônibus.
Atualmente, para utilizar o sistema, o cliente deve possuir os cartões Vale Transporte, Passe Fácil, Estudante ou Profissional emitidos pelo NatalCard.
Além da biometria facial, outra novidade do Seturn para janeiro é que o prazo para a integração passará de 60 para 90 minutos.
Crédito da Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi
Fonte: G1 RN