Pesquisa busca voluntários para desvendar disfunção cognitiva pós-covid

Publicidade

Investigando quais seriam os possíveis mecanismos responsáveis pelos sintomas da Síndrome Pós-Covid (SPC), o Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, que faz parte do Centro de Ciências da Saúde (CCS), está em busca de voluntários para participar da pesquisa que procura entender quais características individuais podem contribuir para a SPC.

No começo do ano de 2023, após a pandemia do covid-19, pesquisadores conseguiram identificar que vários indivíduos relataram a persistência dos sintomas da infecção, que perduraram por mais de quatro semanas, o que foi denominado como Síndrome Pós-Covid, ou SPC, que também se enquadra no retorno dos sintomas cerca de 3 meses após a remissão.

Os sintomas que se revelaram mais comuns em indivíduos com SPC são os distúrbios neuropsicológicos, que podem se caracterizar como dificuldades de concentração e de memorização, déficit de linguagem, disfluência (repetição de uma ou mais sílabas em uma palavra) e problemas com execução de funções executivas.

Os voluntários devem seguir os seguintes pré-requisitos: ter sido diagnosticado com covid-19, ser maior de 18 anos, não fazer uso de drogas ilícitas e, de preferência, que tenha tido alguns dos sintomas já mencionados. Para candidatar-se, basta preencher este formulário e aguardar o contato dos pesquisadores.

Os participantes irão passar por duas etapas: a primeira será uma entrevista de telemedicina, que ocorrerá de forma remota, e a segunda será a presença na Faculdade de Farmácia da UFRN nas sextas ou nos sábados, a depender da disponibilidade do voluntário, para uma segunda entrevista e uma coleta de 20ml de sangue.

Ao final da pesquisa, espera-se conseguir identificar variações genéticas que estariam relacionadas à maior suscetibilidade de pessoas desenvolverem alterações das funções cognitivas, assim como novos biomarcadores que permitirão melhorar a avaliação e o manejo clínico pós-covid.

Imagem: Reprodução

Fonte: Agecom/UFRN

Sair da versão mobile