O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) sediará, na próxima sexta-feira, 6 de outubro, às 14h, uma palestra sobre o uso do Design Instrucional (DI) aliado a ferramentas de Inteligência Artificial (IA). O objetivo é debater o uso de tecnologia no desenvolvimento de cursos presenciais e on-line, bem como na produção de materiais didáticos.
O evento é intitulado Design Instrucional aliado à Inteligência Artificial na Educação. A proposta é mostrar como alguns software de IA, como o ChatGPT, podem ser usados em conjunto com o DI para melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos, possibilitando o desenvolvimento de uma educação com mais engajamento por parte dos estudantes.
Atualmente, esse tipo de design é responsável por aperfeiçoar a experiência do usuário em uma série de aspectos, como na identificação de demandas personalizadas dos alunos. Isso permite ao professor ou à própria tecnologia envolvida identificar possibilidades de engajamento e de sucesso.
O evento será totalmente gratuito e acontecerá na sala B206, na sede do IMD. Não será preciso efetuar inscrição prévia para participar. O encontro é especialmente dirigido a professores, alunos, pesquisadores do tema e interessados em Educação, inclusive pessoas com intenção de lançar cursos livres online.
Design Instrucional e IA
Segundo a docente do IMD Apuena Vieira Gomes, uma das palestrantes do encontro, a ideia de organizar o evento surgiu após ela e a professora Isabel Nunes (IMD/UFRN) participarem de um encontro, em São Paulo, para discutir o uso de IA aliada às técnicas de Design Instrucional.
“O Design Instrucional, por si só, não é algo novo. O que há de novo é incorporar a Inteligência Artificial ao DI. Então fomos estudar essas novas abordagens e lá fomos apresentadas a algumas possibilidades, como uso do próprio ChatGPT nesse processo”, conta Apuena Gomes.
Hoje, ainda segundo a docente, o IMD faz uso do Design Instrucional para a produção de cursos técnicos em TI, que funcionam na modalidade semipresencial e contam com materiais didáticos próprios.
Imagem: Divulgação
Fonte: Agecom/UFRN