Oferecer atendimentos de saúde às comunidades de Santarém, no Pará, potencializando a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) na região e propor uma vivência humanizada aos estudantes da área de saúde, são alguns dos objetivos da 5ª Missão Amazônia, projeto idealizado pela Inspirali, vertical de Medicina da Ânima Educação. A vivência reúne alunos e professores em uma jornada de 10 dias pelas margens do Rio Tapajós. A expedição começou neste domingo (01) e conta com 30 alunos de seis escolas, entre eles da Universidade Potiguar (UnP), que embarcam junto à equipe de especialistas do Navio Hospital Escola Abaré, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
Durante a Missão serão realizadas consultas ginecológicas, pediátricas, cirurgias ambulatoriais e atendimentos de saúde da família em geral, envolvendo um amplo atendimento que inclui diversas especialidades, buscando melhorar a qualidade de vida da comunidade local. Esta será a primeira Missão interdisciplinar, que contará com a participação de estudantes do curso de Enfermagem. Além disso, nesta edição, haverá atendimentos por tele-consulta de forma remota para a especialidade de dermatologia em parceria com o IBCMED e também será utilizado o Prontlife (Prontuário Eletrônico do Paciente), que atua na captação, armazenamento e gestão de dados, que possui interoperabilidade de informações com o e-SUS.
“É extremamente gratificante ter a oportunidade de proporcionar atendimento a estas comunidades que, por
A expectativa é de atender cerca de 2 mil pessoas neste período. A ação é uma atividade prática e de extensão universitária ao currículo da Inspirali em que participam estudantes que já possuem histórico em ações voluntárias, estão no último ano da graduação e fazem parte das universidades Unisul (SC), São Judas Tadeu (SP), Anhembi Morumbi (nos campi de São Paulo e Piracicaba/SP), UniBH, Unifacs (BA) e Universidade Potiguar (RN). Os estudantes são selecionados por meio de um criterioso processo realizado pelos coordenadores do curso e coordenadores do projeto que envolve análise de conduta às situações problemas, entrevista, avaliação médica e psicológica. Além disso, antes de iniciarem o atendimento, os estudantes participam de uma capacitação interna.
Esta é a quinta edição da Missão Amazônia, que já reuniu mais de 150 estudantes de Medicina, orientados por 20 professores. Já foram realizados mais de 6 mil atendimentos clínicos, 800 atendimentos ginecológicos, 400 procedimentos cirúrgicos e mais de 1000 imunizações em mais de 80 comunidades visitadas e 140 visitas domiciliares, percorrendo as regiões de Belterra, Aveiro e Santarém.
“Formar seres humanos empáticos e que se importam com as pessoas que necessitam de cuidados também está no nosso DNA e faz parte da nossa conduta ética esta sensibilização de apoio e respeito ao próximo. Tenho muito orgulho deste projeto pela oportunidade de nossos alunos desenvolverem na prática todo o conhecimento que adquiriram durante o curso de Medicina e ainda oferecer um atendimento de qualidade a comunidades que têm grande dificuldade no acesso a recursos de saúde. A formação humanizada de nossos médicos é uma prioridade na Inspirali e a Missão permitirá aos alunos levarem essa experiência riquíssima para toda sua trajetória profissional”, destaca o Prof. Dr. José Lúcio Machado, diretor médico da Inspirali.
“Vivenciar isso, para mim, é estar onde é o verdadeiro retrato do Brasil”; “Além de ajudá-los, a gente sai mais curado do que eles”; “Tratar a pessoa como um todo, e não ver só a doença dela”; “Aprendizado que a gente não vê em livros, não vê em estágio, é vivência mesmo”. Esses são alguns dos depoimentos dos alunos que participaram das edições anteriores da Missão Amazônia, comprovando o cumprimento positivo da ação perante os alunos de Medicina.
Navio Hospital Escola Abaré
O barco-hospital Abaré, que leva a expedição, pertence à UFOPA e possui estrutura para atendimento clínico e odontológico. São quatro consultórios, sala para pequenas cirurgias e estrutura de laboratório para análises clínicas e radiografias, além de acomodações para os integrantes da Missão. A embarcação, de baixo calado, é própria para navegar em rios mais rasos, o que lhe permite chegar a mais comunidades e será utilizada em todas as expedições do projeto. Ao todo, a embarcação acomoda 55 pessoas, entre passageiros e tripulação.
Ação especial para o Dia das Crianças
Durante a Missão Amazônia, alunos e professores também realizarão uma ação especial com o público infantil das comunidades. O projeto “Com Saúde também se brinca”, que partiu de um pedido especial de uma criança da comunidade, levará brinquedos educativos para os pequenos das regiões.
“Participei da segunda edição da Missão Amazônia e após o atendimento começamos a interagir com as crianças das comunidades. Durante as brincadeiras, uma das crianças me perguntou, em sua inocência, se não tínhamos levado algo especial para elas. E isso me deu um start para propor esta iniciativa e pude contar com todos os envolvidos para colocar em prática nesta quinta edição”, conta Alexon Melgaço Racilan, professor de Ginecologia e Obstetrícia, da FASEH Vespasiano MG. Alunos das escolas envolvidas na 5ª Missão já estão arrecadando os brinquedos que serão entregues às crianças.
Imagem: Divulgação
Fonte: assessoria de Comunicação/UnP