O Estúdio 88 vai ao ar nesta quarta-feira, 27, às 20h, na Rádio Universitária (88,9 FM) com a participação do multi-instrumentista Jubileu Filho. No YouTube, a estreia acontece na quinta-feira, 28, às 19h. Já na TVU RN (canal 5.1), o programa vai ao ar nesta sexta-feira, 29, às 17h.
Jubileu Filho é um dos músicos mais completos em atuação no Rio Grande do Norte. Guitarrista, percussionista, violonista, baixista, trompetista, compositor, cantor e arranjador, o artista nasceu em Currais Novos. Iniciou sua carreira no ano de 1984, na banda municipal sinfônica Maestro Santa Rosa, tocando trompa de harmonia e migrando para o trompete em seguida.
Já a sua carreira de guitarrista profissional começou aos 11 anos de idade. Nesses mais de 35 anos de carreira, acompanhou artistas, como Joana, Tânia Alves, Ademilde Fonseca, Elino Julião, Eliane, Beto Barbosa, Jair Rodrigues, Leila Pinheiro, Daúde, Benito de Paula, Velha Guarda da Portela, Alcimar Monteiro, Waldonis, Dorgival Dantas e Armandinho Macêdo. Também participou de gravações com Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon, Lenine, Elba Ramalho, Fagner, Marinês, Alceu Valença, Toni Garrido, Maestro Spok, Margareth Menezes e Rildo Hora.
O artista já se apresentou em vários festivais de música instrumental pelo Brasil. Em 2018, fez uma turnê com a cantora potiguar Valéria Oliveira pela Europa. Com um perfil musicalmente versátil, ele também participa de outros projetos, como o Fobica de Jublia, bloco carnavalesco que toca frevo elétrico, e é sócio da empresa de produtos e de serviços técnicos em eventos e sonorização Beju Produções, junto ao seu irmão Chico Bethoven.
Além de ser produtor, diretor musical, técnico de gravação e mixagem, ele também realiza workshops de música pelo Brasil. Depois de lançar discos e apresentações ao vivo, em 2022, Jubileu publicou seu terceiro álbum intitulado Eu Quero é Chorar, dedicado ao choro para guitarra. Ganhou por dois anos consecutivos (2018 e 2019) o Prêmio Hangar de Música, na categoria Produtor Musical, e foi o homenageado no Festival Música Potiguar Brasileira, promovido pela Rádio Universitária em 2021.
No Estúdio 88, Jubileu Filho apresenta canções autorais da sua trajetória musical e conversa sobre as experiências da sua carreira. Para o episódio, além dos músicos Cacá Velloso (violão), Darlan Marley (bateria) e Mônica Michelly (baixo), ele toca guitarra elétrica e guitarra baiana, instrumento pouco utilizado na música potiguar, mas defendido por Jubileu.
O repertório traz músicas de Eu Quero é Chorar, lançado em 2022, destacando o trabalho instrumental guitarrístico, que, segundo o músico, contribui para o fortalecimento do repertório de choros escritos para guitarra elétrica. “Foi maravilhosa a experiência de participar do Estúdio 88 desta vez com meu trabalho solo. É um programa radiofônico que ao mesmo tempo é audiovisual de muito bom gosto” afirma o músico.
Sobre o programa
Criado a partir do desejo de valorizar o artista independente, a música autoral e a cultura potiguar, o Estúdio 88 é a primeira produção em formato multimídia realizada pela Superintendência de Comunicação (Comunica/UFRN). O programa é uma proposta da Universitária FM em parceria com a TV Universitária (TVU RN) e com a Coordenadoria de Promoção Institucional (CPI) da UFRN. Dirigida por Luciana Salviano e com produção de Elisa Almeida, a 2ª temporada conta com sete episódios, cada um protagonizado por um artista potiguar diferente.
Para conferir todos os episódios desta temporada e da anterior, além de outras produções da 88,9 FM, basta acessar o canal Rádio Universitária Natal, no YouTube.
Imagens: Wellya Gomes e Erick Allan
Fonte: Agecom/UFRN