O último romance de Jane Austen, Sandition, escrito quando estava gravemente doente, um legado inacabado à sobrinha. Um texto que oferece um vislumbre dos poderes criativos finais e das preocupações de uma das maiores figuras da literatura inglesa. Uma obra que já foi adaptada por diversos autores ao decorrer dos tempos, que Jane escreveu 11 capítulos até em meados de março de 1817, então só em 1925, RW publicou pela primeira vez uma transcrição do romance sob o nome Fragment of a Novel.
A trama conta a história de Charlotte Heywood, uma adolescente de 14 anos, que vive na Inglaterra do século 19, e se muda para Sandition, uma cidade litorânea, essa mudança drástica no cotidiano da cidade e na vida das pessoas está prestes a acontecer, que a impulsiva Charlotte logo se vê confrontada com as intrigas e flertes locais.
A autora brasileira Amanda Bonatti, lançou na Bienal do Livro 2023, sua versão, ou melhor, continuação de Sandition, uma apaixonada pelos livros e mundo literário, a jovem já escreveu diversos contos, poemas e publicou seis livros entre os anos de 2013 e 2019.
Atualmente dedica-se profissionalmente apenas à literatura. Uma escritora sensitiva, que reconhecida por seus romances de épocas, promete agradar os leitores fãs de Austen com essa continuação de “Sanditon”, manuscrito inacabado da autora inglesa Jane Austen, que morreu em 1817.
“Desde o começo, foi um grande desafio. Desde traduzir o original inacabado até decidir que abordagem assumir: fazer uma releitura da obra toda, ou manter o texto original e escrever apenas o final? Manter o estilo narrativo de Austen, ou imprimir o meu estilo? Foram decisões difíceis, principalmente considerando o peso da obra em questão; é uma responsabilidade enorme. Mas o processo de escrita foi gostoso, e estou feliz com o resultado”, disse Bonatti.
A história contada por Amanda, traz Charlotte com 21 anos, que é convidada pela família Parker a passar uma temporada no balneário de Sandition, o convite é visto por ela e sua família como uma ótima oportunidade para lhe oferecer contatos e aventuras. Além de estreitar laços de amizade com os Parker e seus moradores, e claro conhecer Sidney, irmão do senhor Parker, um jovem que desperta imediatamente a atenção de Charlotte, por ter uma personalidade intrigante e misteriosa.
“Sandition A Continuidade” do amado clássico inacabado de Jane Austen, foi lançado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, pelo grupo editorial Coerência. A autora marcou presença no autografando e batendo um papo com o todos que passaram durante todos os dias do evento. O livro está disponível no site da Coerência, para todos os fãs de literatura clássica, principalmente da Jane Austen.