TV Universitária conquista o 2º lugar no Prêmio Sebrae de Jornalismo

A TV Universitária (TVU) do Rio Grande do Norte comemora o 2º lugar na categoria de Jornalismo em Vídeo do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2023. A distinção foi concedida ao trabalho jornalístico intitulado Balé da Ralé, realizado pelo repórter Rangel Pontes.

Em uma cerimônia virtual realizada na tarde desta segunda-feira, 28, o Sebrae divulgou os resultados da etapa estadual do prêmio, em que foram anunciados os vencedores nas categorias Jornalismo em Texto, Jornalismo em Vídeo e Fotojornalismo. A entrega dos troféus e dos certificados está agendada para o dia 12 de setembro, em Natal.

O Rio Grande do Norte se destaca nesta edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, com três talentosos profissionais da imprensa potiguar avançando para a etapa Nordeste. Esses vencedores representarão o estado na disputa regional, que é a seletiva para a grande final do Prêmio Nacional. As reportagens vencedoras da etapa estadual abordam uma ampla gama de temas, incluindo negócios, sustentabilidade, inovação tecnológica, moda e cultura.

O trabalho Balé da Ralé, que além de Pontes, contou com imagens de Petras Furtado e com edição de imagens de Artur Correia, destacou-se por sua abordagem criativa e sensível. “Fico muito feliz por ter conseguido esse prêmio, com uma pauta que fala de empreendedorismo na periferia. A TVU me propicia a prática profissional, num ambiente que permite experimentações e pautas de impacto social. Sou muito feliz por ser bolsista da TVU e ganhar esse prêmio em nome de toda a equipe”, diz Rangel Pontes, bolsista da TVU.

O reconhecimento conquistado pela TV Universitária demonstra a capacidade de contar histórias relevantes por meio do audiovisual. “Premiar o trabalho de telejornalismo da TVU é sempre uma felicidade, porque respalda nosso trabalho como emissora pública, de qualidade, que garante formação aos alunos de comunicação da UFRN. É sempre motivador ter o reconhecimento de um prêmio, tanto para nós, servidores, quanto para os bolsistas, que estão começando a carreira tendo essa merecida oportunidade”, diz Ranniery Sousa, editor do TVU Notícias e diretor substituto da TV Universitária.

Além disso, o prêmio também celebrou outros vencedores potiguares, como a repórter Líria Paz, que conquistou o 2° lugar na categoria Jornalismo em Texto pela Tribuna do Norte. Vale ressaltar que Líria foi bolsista da Agência de Comunicação da UFRN (Agecom), num projeto em parceria com o Núcleo de Processamento de Alto Desempenho (NPAD/UFRN), reforçando o papel fundamental das instituições de apoio na formação de jornalistas. Outro nome é Ícaro Carvalho, que passou pela Rádio Universitária e compõe o grupo que levou o 1º lugar na categoria Jornalismo em Vídeo pela Jovem Pan News Natal.

Com a classificação para a etapa Nordeste, a TV Universitária e outros profissionais classificados têm a oportunidade de mostrar seu trabalho em nível regional e, possivelmente, avançar para a disputa nacional do prêmio.

Imagem: Reprodução

Fonte: Agecom/UFRN

Sair da versão mobile