A Biblioteca Central Zila Mamede da UFRN (BCZM) recebe uma exposição para marcar o mês dedicado ao Folclore Brasileiro. Mitos Enredados é o nome da mostra, que tem como curadora Ângela Almeida. As obras ficarão disponíveis para visitação no hall da BCZM até dia 6 de setembro.
A exposição foi pensada a partir do livro Mitos Enredados da autora Ângela Almeida, editado pela Editora da UFRN (EDUFRN) e lançado em 2020, durante a pandemia. A versão impressa foi aprovada como projeto pela Lei de Cultura Djalma Maranhão e patrocinada pelo Grupo Morada da Paz.
A primeira versão da exposição foi exposta na Pinacoteca do Estado em 2022. Agora, uma nova versão foi montada no Hall da BCZM, com o acréscimo de 15 trabalhos desenhados em tecido de algodão cru, no tamanho de 65×1,00m cada, sobre algumas lendas folclóricas selecionadas a partir do livro.
Dialogando com esses novos trabalhos, foram inseridos na exposição 34 trabalhos originais de desenhos em papel com moldura, no tamanho cada um de 30x25cm. Foram adicionados, também, três textos: um da autora, sobre o processo de criação dos trabalhos; outro texto curatorial assinado por Edgard de Assis Carvalho, incluído na abertura do livro; e um terceiro texto, do editor Helton Rubiano, sobre o livro como objeto de arte expositiva.
As obras foram pensadas a partir de leituras de textos dos autores Jorge Luís Borges, Claude Lèvi-Strauss e Luís da Câmara Cascudo. Ângela conta que “a partir dessas leituras, o processo de criação das imagens foi acontecendo e surgindo essas figuras que poderiam ser ou não a imagem do mito, já que não existem imagens conhecidas sobre esses mitos folclóricos”.
A autora ainda explica que “como os mitos estão no campo da imaginação, podemos nos apropriar e criar essas novas formas de falar sobre eles.” O livro Mitos Enredados está disponível no Repositório Institucional da UFRN.
Fonte: Agecom/UFRN