A Casa Durval Paiva, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), promove capacitações para o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, em Parnamirim, Ceará Mirim, Taipu, João Câmara e Pureza. Serão capacitados profissionais de saúde das Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
A meta é capacitar 400 profissionais de saúde sobre identificação de sinais e sintomas e encaminhamentos acerca do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, ampliando a capacitação de profissionais de saúde do Rio Grande do Norte, sobre o tema proposto.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA-2022) estima-se que o Rio Grande do Norte registre 130 novos casos de câncer infantojuvenil, por ano, até 2025. Destes, 70 casos previstos para meninos e 60 para meninas, o que leva a uma preocupação da instituição para o diagnóstico precoce.
Daí a importância de capacitar os profissionais de saúde, quanto aos principais sinais de alerta, visando o diagnóstico precoce e tratamento, por se tratar de uma doença tempo-dependente, ou seja, quanto mais precoce ele for identificado e tratado, maior a chance de recuperação completa.
Os profissionais da atenção básica e/ou da Estratégia Saúde da Família (ESF) estão na linha de frente, em consultas de rotina ou quando a criança apresenta algum problema de saúde, por este motivo, devem ter esse alerta ainda mais aguçado, a fim de minimizar os diagnósticos tardios. O câncer infantojuvenil tem até 80% de chance de cura, se for diagnosticado precocemente.
Imagem: Divulgação
Fonte: Assessoria de Comunicação/CDP