Trilhas Potiguares discute assistência à pessoa idosa em Passagem

A oficina Envelhecimento com Dignidade, para idosos do município de Passagem, ofertada nesta quinta-feira, 2, pelos voluntários do programa de extensão Trilhas Potiguares da UFRN, permitiu maior interação entre si, com os participantes e com a equipe de jovens trilheiros, além de atividades manuais para exercitar a mente. A ação tem parceria com o Instituto do Envelhecer da UFRN, que colaborou com o planejamento das atividades voltadas para a pessoa idosa realizadas no programa e com a prefeitura da cidade.

A oficina foi completa. Antes da aula prática de trabalhos manuais, a universitária Letícia Costa, do curso de Serviço Social, ministrou a palestra Os direitos da pessoa idosa e sua autonomia, apresentando conceitos fundamentais para garantir a dignidade desse público e ensinando quando acontece a violação desses direitos. Para finalizar, foi feita uma pintura de pano de prato e decoração de recipientes, durante uma tarde de conversa e de risadas. “Eu estou realizando um sonho, porque sempre quis vir para o Trilhas. Estou sendo muito bem acolhida pelos idosos, principalmente quando eles chegam e abraçam. A pintura é algo novo pra eles, e tudo que é novo eles acolhem”, destaca Letícia.

Apontada como a mais falante da turma pelos colegas, Izalmir Nascimento (66) diz, enquanto corta círculos de papel emborrachado vermelho, que é filha natural de Passagem e que é conhecida por todos os lugares. “Eu não tenho muito tempo, porque eu tenho que organizar minha casa, mas, quando vem algo assim, a gente se ajeita, tira um tempinho pra vir. Esses movimentos aqui são todos lindos, nosso clube está muito animado e estou muito feliz com a presença desses meninos da UFRN aqui”, relata Izalmir. Questionada sobre o que faz no dia a dia, responde com graça que, atualmente, só faz “comer, dormir, tomar remédio e passear”, fazendo todos caírem na gargalhada.

Trilheira Larissa Costa guiou os participantes nas atividades realizadas – Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

Para Ana Célia, coordenadora do Serviço de Convivência dos Idosos, a presença dos trilheiros, além de movimentar os locais, agrega novidade e ânimo ao público da terceira idade. “É bom esses jovens virem para cá com novos conhecimentos para os idosos e para nós funcionários também. Os idosos gostam de conversar, contar histórias, e, quando eles veem pessoas diferentes, aí é que eles se abrem mais. E isso faz muito bem para a mente deles”, destaca a coordenadora.

O secretário de Cultura e Turismo de Passagem, Marcos Antonio, é uma das principais pontes entre o município e a Universidade. Segundo ele, a parceria com a UFRN é especial e importante para a cidade, pois os jovens mobilizam toda a comunidade com as ações. “Tem sido de grande valia a vinda do Trilhas aqui três anos consecutivos, e pra gente é muito importante tê-los aqui, pois mobiliza a cidade, as entidades, secretarias, associações, grupos, e os moradores ficam muito encantados com isso”, informou Marcos deixando transparecer a gratidão e que sentirá falta dos trilheiros.

Além das ações com os idosos, a cidade também foi assistida com palestras e com atividades para os professores, as crianças e a comunidade geral, levando projetos sobre meio ambiente, sustentabilidade, escovação dos dentes, criação de fanzine, mostra de profissões, entre outros. Durante a noite, também foram realizadas ações de integração, como cineclube e dança com os moradores. A equipe contemplou tanto a zona urbana quanto a zona rural,  fazendo-se presente em todas as escolas.

Fonte: Agecom/UFRN

Sair da versão mobile