Realizar a produção e a purificação de partículas virais e proteínas recombinantes destinadas ao uso em vacinas experimentais para a doença de Chagas e leishmaniose. Esta é a finalidade de um trabalho científico envolvendo pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN) e do Instituto de Biofísica (IBF) da Universidade do País Basco (UPV/EHU – Espanha).
A produção desse tipo de vacina se destina ao uso experimental em modelos animais para posteriormente ser avaliado se ela foi eficaz em neutralizar as doenças de Chagas e a leishmaniose. Estas duas enfermidades possuem alta incidência no Brasil e na América Latina e são referidas como doenças negligenciadas, pois são consideradas endêmicas em populações de baixa renda.
Na UFRN, as pesquisas relacionadas à primeira etapa da produção dessa vacina estão sendo desenvolvidas por pesquisadores do Laboratório de Imunoparasitologia (Limpa), coordenado pelo professor do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT) Marcelo Silva, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) do CCS.
No IBF, as atividades contam com a atuação dos pesquisadores Diego Guérin, Ana Rosa Viguera e Sonia Bañuelos. A pesquisa também conta com a colaboração da professora Maria Marta Branda, do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica da Argentina (Conicet).
Imagem: Reprodução
Fonte: AGECOM/UFRN