Carlos Eduardo tem 26%; Natália, 18%; e candidato de Álvaro Dias, 9%, diz EXATUS

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PSD) se mantém na liderança da corrida pelo Palácio Felipe Camarão, segundo nova pesquisa realizada pelo Instituto Exatus.

Assim como nos últimos levantamentos, neste mais recente, o ex-prefeito é o 1º colocado na preferência do natalense tanto na pesquisa espontânea, quando o entrevistado pode citar qualquer nome, quanto na pesquisa estimulada, modalidade na qual é apresentada ao eleitor uma lista com possíveis candidatos.

Na estimulada com nove opções, Carlos Eduardo lidera com 26,1%. Ele é seguido pela deputada federal Natália Bonavides (PT), com 18,54%. Um candidato apoiado pelo atual prefeito, Álvaro Dias (Republicanos), seria o 3º colocado, com 9,06% das preferências.

Na sequência, aparece o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB), com 6,07%. Depois dele, está o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), com 3,24%, e o secretário de Serviços Urbanos de Natal, Irapoã Nóbrega (MDB), com 3,16%.

Fechando a lista estão a deputada estadual Eudiane Macedo (PV), com 2,16%; o comunicador Bruno Giovanni (sem partido), com 1,66%; e o vereador de Natal Robério Paulino (PSOL), com 1,58%.

Além disso, 19,53% responderam que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Outros 8,9% não sabem ou não responderam.

1

Espontânea

Na espontânea, quando o entrevistado pode citar qualquer nome, Carlos Eduardo foi citado por 7,4% e lidera. Depois dele, aparece Natália Bonavides, com 4,57%. O candidato de Álvaro Dias, que ainda não é conhecido, tem 2,33%. Os demais nomes testados na estimulada, além do policial reformado Wendel Lagartixa, também foram citados, mas tiveram menos de 1% cada.

O número de indecisos é elevado: 74,65% não sabem ainda em quem votar, ou não quiseram responder a esse item da pesquisa. Outros 9,64% indicaram que, se a eleição fosse hoje, votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos.

Rejeição

A pesquisa também avaliou o índice de rejeição dos possíveis candidatos. O mais rejeitado seria um nome apoiado por Álvaro Dias – 13,97% disseram que não votariam de jeito nenhum em um candidato aliado do atual prefeito. Em segundo lugar, Carlos Eduardo foi citado por 8,15%. Natália Bonavides é a terceira mais rejeitada, com 5,57%.

Na sequência, aparecem Paulinho Freire (4,66%), Rafael Motta (3,99%), Bruno Giovanni BG (3,41%), Robério Paulino (3,24%), Irapoã Nóbrega (2,58%) e Eudiane Macedo (2%).

Nessa pergunta, 25,35% responderam que pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Outros 27,1% não sabem ou não quiseram responder.

Dados

A pesquisa EXATUS/AGORA RN foi realizada entre os dias 18 e 21 de julho em Natal, com 1.203 entrevistas. A margem de erro é de 2,82 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Imagem: Reprodução

Fonte: Agora RN

Sair da versão mobile