Detran-RN entra em greve por tempo indeterminado a partir de hoje (5)

Publicidade

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) deflagraram nesta quarta-feira (5) greve por tempo indeterminado. Em nota divulgada à imprensa ele alegam que “negociaram pacientemente ao longo dos últimos quatro anos com o Governo do Estado”, mas não houve avanços.

“Infelizmente, sem termos saída, decidimos usar o instrumento da greve porque o patrão insistiu em não atender ao que reivindicamos, mesmo que parte dos pleitos sejam direitos adquiridos e que constam em Lei. Desse modo, entraremos em greve por tempo indeterminado a partir de 05 de julho (quarta-feira)’, diz o comunicado.

Também de acordo com os servidores, a greve no Detran reivindica a realização de um concurso público para preencher o hoje defasado quadro de servidores do DETRAN/RN. “embora tenha assinado um acordo em outubro de 2019, o Governo não diz quando vai realizar o certame. Apenas indica que o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) que em breve será assinado com o Ministério Público de Contas (MPC) vai incluir a nossa categoria”.

O governo trabalha atualmente para fechar esse TAG visando um concurso amplo.

“Será que o certame vai dispor de vagas necessárias para preencher o quadro do DETRAN? Não sabemos. Essa demora rodeada de incertezas impacta na qualidade do serviço que prestamos, pois não dispomos de condições adequadas para trabalhar. E esse é um velho e conhecido problema’, afirmam os servidores.

Além disso, a greve no Detran também reclama a questão dos “salários defasados, apesar de a arrecadação do Estado ter aumentado em mais de 48% entre 2019 e 2022, mais de 20% acima da inflação”. “Dados do próprio DETRAN também apontam que nos últimos quatro anos a Autarquia arrecadou em média mais de 221 milhões de reais. Desse total, apenas 22% são usados para a folha de pagamento’, dizem.

A nota questiona ainda o fato de algumas categorias terem recebido reajuste enquanto o Detran permanece com os mesmos salários. “E por que outras categorias já receberam aumento em 2023? Deputados, procuradores e auditores, por exemplo, tiveram reajuste”.

“Por tudo isso e outros pontos que compõem a nossa pauta, tendo em vista as condições financeiras e jurídicas para o atendimento aos nossos pleitos e cumprimento de direitos, decidimos entrar em greve. Como sempre, entendendo nosso importante papel na sociedade, estamos prontos para negociar com o Governo, sem abrirmos mão do nosso direito de lutar pelo que é legal e justo”, encerra a nota.

Em contato com o Detran-RN, foi informado que ainda está sendo avaliado o impacto da adesão e serviços. E que assim que possível será divulgada uma nota sobre o assunto.

Imagem: Detran/RN

Fonte: Novo Notícias

Sair da versão mobile