A clássica chuva de balas
Temos três tipos de poderes: o Vulcan é o disparo tradicional, que pode cobrir uma área mais ampla; o laser é um feixe central e unidirecional; e o laser de próton é um outro tipo de feixe, que pode ser redirecionado. Todos eles podem ser melhorados ao coletarmos itens pela tela.
Como Raiden III foi lançado primeiramente no arcade, sua disposição na tela é central, com alongamento vertical. Logo, nos consoles atuais temos que preencher as laterais com algum papel de parede. Há diversas opções, com belas artes conceituais; mas, ainda assim, seria bacana se tivesse algum tipo de acerto para adequar a outros tipos de formato, como o 4:3, da época do PS2, ou o atual 16:9, mesmo que isso esticasse um pouco a imagem. Também não há nenhum tipo de filtro de tela, coisa que se tornou comum em ports atuais de títulos antigos.
Por mais que esse formato seja uma característica da série, ele não combina com os televisores atuais, pois a área sem ser aproveitada é muito grande. Sem contar que jogadores menos experientes serão vítimas fáceis por não conseguirem se atentar a um ou outro projétil que está vindo em sua direção.
Para quem se sentir intimidado com a dificuldade de Raiden III, há diversos níveis para serem escolhidos, inclusive um de prática. Nele, todos os inimigos aparecem como se estivesse no Muito Fácil, mas sem atirar. Vale ressaltar que apesar de ele contar com pontuação normal, não é possível desbloquear troféus nesse nível.
Um dos chamarizes mais legais deste título é poder ter duas naves na tela, independente do número de jogadores. Há a aventura solo para uma pessoa e o multiplayer local, mas, se o jogador confiar em suas habilidades, ele pode pilotar ambos os veículos de uma vez no mesmo controle, mas eles irão dividir o mesmo número de vidas e estoque de bombas.
Há uma galeria para que possamos ver artes conceituais e trabalhos em alta resolução retratando as naves e inimigos de Raiden III, inclusive um visualizador tridimensional de cada chefe, mas isso também foi mantido na disposição vertical da tela.
Trilha renovada, memória preservada
A lista de nomes inclui músicos conceituados de games, como Raito (série Under Night In-birth), Yu Shimoda (Mega Man 9 e 10), Soshi Hosoi (Sonic Wings), Keishi Yonao (Phantom Breaker: Omnia, Gunvolt Chronicles: Luminous Avenger iX), entre outros.
Ainda pronto para o combate
Prós
- Os remixes da trilha sonora clássica são sensacionais;
- Rankings online;
- Poder jogar sozinho com duas naves é divertido e ainda soa como novidade nos dias de hoje;
- Galeria vasta e com visualizador tridimensional de todos os modelos do jogo;
- A jogabilidade ainda é muito boa para os padrões atuais.
Contras
- Não há filtros de tela nem adaptações fullscreen ou widescreen;
- Não seria uma má ideia aplicar outros formatos e disposições para visualizar os itens da galeria;
- Não dá para adaptar os controles ao rotacionar a tela.
Raiden III — PC/PS4/PS5/Switch/XBO/XSX — Nota: 7.5Versão utilizada para análise: PS4
Análise de Carlos França Jr.
Fonte: GameBlast