Dia Livre de Impostos: saiba como aproveitar descontos de até 70% em Natal

O Dia Livre de Impostos 2023 acontece nesta quinta-feira (25) em diversos estados do país. A data é conhecida por ser o dia em que os lojistas participantes comercializam produtos sem tributação, em protesto contra as altas cargas tributarias e o baixo retorno dos impostos arrecadados como saúde, educação, transporte e segurança para população. Em Natal, lojas de shoppings e de rua de toda a cidade já confirmaram participação. A edição do evento acontece tanto de forma online quanto física, e os descontos podem chegar a 70%.

Entre as participantes, estão lojas do Natal Shopping e do Cidade Jardim, como Rio Center, Docelandia, Vai lá e Arrasa, Loja do Estudante, BeatCo, Oticalli, Viggo, Arezzo, La Femme, Kalunga, Santa Lola, Casa Sarmento, Ecologica, Carmen Steffens, e lojas de rua como Livraria Câmara Cascudo, A Graciosa Flores. Comjol, Miranda Computação, Matersol, Sport Master, Spicy, Avohai, Kasa, Pedro Neto Acessórios, Pratas Arts, entre outras.

São mais de 200 empresas participando do movimento. Um dos destaques também é o Posto Amigo, ao lado do Shopping Cidade Jardim, na Avenida Roberto Freire, em Capim Macio, que terá gasolina a R$ 3,94 o litro – valor com cerca de 28% de desconto referente aos impostos. O combustível em oferta será limitado a 20L por pessoa, totalizando 5 mil litros.

O Dia Livre de Impostos (DLI) já teve a participação de mais de 15 mil varejistas. Para este ano, a expectativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) é que o número cresça 30%.

Saiba como aproveitar o Dia Livre de Impostos:

Para aproveitar o Dia Livre de Impostos em Natal, o primeiro passo é conferir as ofertas gratuitamente no aplicativo CDL Jovem, disponível para IOS e Android. Lá estarão listadas as lojas participantes e suas localizações. Algumas lojas decidem participar no dia e, por isso, podem não aparecer na plataforma da campanha.

Produtos com maior taxação

Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o brasileiro deve trabalhar cerca de 150 dias do ano para arcar com os impostos. Em uma pesquisa com 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto, mas segue em última colocação como o país o pior retorno do dinheiro para a população. Dentre os produtos que tem maior quantidade de taxas estão: cachaça (81,87%), jogos de video game (72,18%), relógios (56,14%), joias (50,44%), lata de cerveja (42,69%), ração para cães e gatos (41,26%), catchup e mostarda (40,96%) e peixes (34,48%).

Objetivo do Dia Livre de Impostos

Além de ser uma data para a conscientização sobre a tributação brasileira, a ideia por trás do evento é que o consumidor possa aproveitar a data para comprar eletrodomésticos, eletrônicos ou alguns serviços com descontos de até 70%, e quem lida com a taxação são os próprios comerciantes.

Imagem: CDL/Natal

Fonte: Novo Notícias

Sair da versão mobile