Hoje em dia com diferentes sites e perfis criados para uso próprio, fica díficil confiar nas informações lançadas e descritas com precisão sobre determinados assunto, já que muitos apenas usam dessa ferramenta para bem próprio e não para compartilhar e difundir as ideias com os demais. Dificultando assim o desenvolvimento de profissionais e pesquisadores sérios que buscam aprimorar e ampliar a informação, tornando algo amplo e significativo num mundo onde a veracidade nem sempre é confiável assim.
Visando essa ideia de unir profissionais e artistas da cena quadrinística, o jornalista, editor e pesquisador, Lucio Luiz, resolveu reunir todos estes, em um único lugar, criado então, a Quadrinhopédia, um projeto que a premissa para criar um grande banco de dados envolto da cena dos quadrinhos brasileiros.
O desenvolver do site, buscou inspiração na Lambiek Comiclopedia, que nada mais é do que uma enorme enciclopédia virtual, criada em 1999, e reúne mais de 14 mil verbetes, com uma lista de artista do mundo todo, e com essa intruição, o jornalista pensou em juntar profissionais distintos da cena, em um único amplo, democrático e que seja referência para pesquisadores e fãs a conheceram mais a fundo a obra e trajetória de desenhistas, roteiristas, editores, jornalista, entre outras pessoas ligada na área, sendo como uma enciclopédia virtual dos quadrinhos brasileiros.
A Quadrinhopédia é um site aberto para abrigar diferentes profissionais, porém, diferente de outro canal de pesquisa, tal como a Wikipedia, ele será fechado, tendo com parâmetro de divulgação através de pesquisas apuradas e listagens remanescentes sobre cada verbete adicionado ao portal, trazendo assim mais autenticidade aos artigos e perfis publicados.
O site foi inaugurada em maio de 2023, contendo quase 900 verbetes, mas a intenção é ampliar e abranger ainda mais com novos textos que vão além das informações comuns e “básicas”, e com o tempo, manter uma conexão inerente ao Comiclopedia, dando mais visibilidade aos profissionais brasileiros à expandirem seus projetos e anseios.
Além disso, a Quadrinhopédia teve uma outra grande influência, a primeira página a reunir diferentes profissionais e projetos dos quadrinhos nacionais, a Gibindex, que ficou no ar de 1997 a 2005, sendo referência (até hoje), na cena, conquistando prêmios notórios nacionais, como o Troféu HQ Mix em 1999, e agora será categorizado na Quadrinhopédia, como um dos pioneiros da extensão na pesquisa em HQ.
Em suma a Quadrinhopédia será mais do que um site sobre este tema, mas algo notório e significativo para a arte, a cultura e o desenvolvimento social do país, inspirando e conectando artistas, editores, jornalistas, colecionadores e produtores em um âmbito abrangente e repleto de oportunidade, viabilizando uma ponte direta para que a cena cresça e os público interage imensamente com opiniões, compartilhamentos e ideias, pois esse é o principal propósito para o crescimento eminente e categórico do portal.
Lúcio Amaral é jornalista e advogado pós-graduado em Direito e Processo Trabalhista. Certificado de Estudos Aprofundados em Psicanálise. Ganhador do II Prêmio de Rádio e Jornalismo em Saúde e Segurança do Trabalho, promovido pelo MPT em 2008.