No RN, 30,3% dos contribuintes ainda não declararam o Imposto de Renda 2023

Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Publicidade
A menos de dez dias para fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023, ano base 2022, 123.276 potiguares (30,31%) ainda não fizeram o envio. O prazo termina dia 31 deste mês. No Rio Grande do Norte, 283.339 contribuintes entregaram a DIRPF até às 14h36 dessa segunda-feira (22), conforme dados da Receita Federal. O montante corresponde a 60,68% da meta estimada, que é de 406.615 declarações no Estado.

Leia Mais 

O preenchimento e a entrega podem ser feitos por meio do Programa Gerador da Declaração relativo ao exercício de 2023, que está disponível para download no site da Receita Federal; por meio do serviço online Meu Imposto de Renda, pelo Portal e-CAC ou pelo aplicativo para tablets e celulares.Para reduzir o risco de erros, a Receita orienta os contribuintes a utilizarem a declaração pré-preenchida, modelo com diversas informações já disponibilizadas a partir dos bancos de dados do Fisco. Ainda assim, é responsabilidade de cada um conferir e corrigir, se necessário, as informações importadas, além de incluir dados que não constem no sistema.

Quem usar a declaração pré-preenchida ou optar por receber o valor da restituição por meio da chave Pix (desde que a chave seja o CPF do cidadão) terá prioridade no recebimento da restituição, sempre respeitando as prioridades legais, como idosos, professores e pessoas com deficiência. O pagamento das restituições começa em 31 de maio e foi dividido em cinco grupos mensais até 29 de setembro, de acordo com a data de entrega da declaração.

Restituição

A Receita Federal abrirá, na próxima quarta-feira (24), às 10h, consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023.

O lote contempla 4,1 milhões de contribuintes que estão fila de prioritários, como idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e quem realizou a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição pelo Pix. Os valores serão pagos pela Receita no dia 31 de maio.

Para consultar se a restituição estará disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet e clicar nos itens “Meu Imposto de Renda” e “Consultar a Restituição”.

No primeiro lote, considerado pelo órgão o maior da história, serão distribuídos cerca de R$ 7,5 bilhões aos contribuintes. A entrega da declaração do imposto começou no dia 15 de março e termina em 31 de maio, às 23h59.

Até as 8h30 desta segunda-feira (22), a Receita Federal recebeu mais de 27 milhões declarações, e a expectativa é chegar a 39,5 milhões até o fim do prazo.

Números
4,1
milhões de contribuintes serão beneficiados no 1º lote de restituição, que será aberto amanhã (24)
R$ 7,5
bilhões serão distribuídos aos contribuintes nesse primeiro lote, segundo a Receita Federal

Crédito da Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Fonte: TRIBUNA DO NORTE

Sair da versão mobile