Em noite de muita emoção, Prefeitura de Parnamirim entrega 116 títulos de regularização fundiária

Uma noite marcante! Esse foi o sentimento para a maioria das 116 famílias parnamirinenses contempladas com a regularização de seus imóveis. Alguns se emocionaram, teve quem fizesse homenagem, agradecimento, gente muito feliz.

O trabalho de regularização fundiária de Parnamirim, que entregou títulos à população de forma gratuita pela primeira vez na cidade, realizou mais 116 sonhos na noite da última quinta-feira (18). Com o Auditório Clênio José lotado, o prefeito Rosano Taveira, o titular da pasta de Habitação e Regularização Fundiária de Parnamirim, Rogério Santiago, parte do secretariado da Prefeitura de Parnamirim, presidente da Câmara Municipal, Wolney França, e representantes do legislativo receberam as famílias e fizeram a entrega de mais um lote de escrituras públicas à população que reside no Núcleo Marinho Chagas, em Liberdade.

Anfitrião da noite, Rogério Santiago estava emocionado e foi aplaudido diversas vezes pela qualidade do serviço prestado. Já foram entregues à população, pela equipe da Seharf, mais de 300 títulos de regularização fundiária, documentos que representam garantias jurídica e de preço justo com os valores de mercado. “Hoje realizamos um sonho de 116 famílias parnamirinenses. A entrega das escrituras de vocês, nesta noite, representa um momento muito especial para Parnamirim”. Santiago continuou, ressaltando a firme parceria com o 1º Ofício de Notas da cidade, que possibilitou a confecção dos títulos com custo zero para a população. “Agradecemos demais a confiança de Dr. Eguiberto Vale e de seus colaboradores”, disse.

Entenda:

Imóveis com escritura pública têm muito mais valor perante o mercado. O processo de regularização fundiária confere ao cidadão o direito de ter a documentação oficial de sua casa. Com essa ação, o poder público atinge uma parcela da população que reside em imóveis, muitas vezes sem comprovação de propriedade. Em alguns casos, a falta dessa escrituração do imóvel deixa toda uma área invisível ao poder público, dificultando a chegada de serviços básicos à sociedade como distribuição de água, energia elétrica e saneamento.

A família de dona Dione é um exemplo. Residente no Marinho Chagas há cerca de 23 anos, ela tinha um único documento particular fazendo referência à compra e venda de sua casa. “O único documento que eu tinha estava muito ruim. Uma chuva danificou a última página! Depois disso, só Deus mesmo” disse. Para ela, essa situação virou um sonho distante.

“Depois de 23 anos de espera, na primeira reunião, tivemos uma esperança e hoje estamos aqui, graças a Deus. Estou muito feliz!” comemorou. Ela recebeu a primeira escritura pública da noite das mãos do secretário chefe do Gabinete Civil, Homero Grec, que também estava emocionado com o momento. Depois de muito trabalho na habitação e na regularização fundiária em Parnamirim e outras cidades, Grec finalmente conseguiu entregar o documento a uma família.

O prefeito Taveira, primeiro na história de Parnamirim a realizar a entrega de títulos de regularização fundiária, mencionou que agora as famílias do Marinho Chagas têm a verdadeira comprovação da propriedade de seus imóveis. “Esse é um documento que possibilita a transferência dos bens como herança para seus filhos, financiamento, e valorização de mercado. Todos que estão aqui nesta noite estão de parabéns”, disse.

Outra contemplada foi a família da senhora Edilma, que roubou a cena. Ao receber sua escritura, a moradora do Marinho Chagas pediu a palavra e transmitiu sua felicidade para todos da cerimônia. “No começo eu não acreditei, mas graças a Deus é verdade! Estou com meu documento aqui na mão!”. Além disso, Edilma, de forma bem humorada, parabenizou o prefeito Taveira pela implantação das lâmpadas de Led na cidade e por trabalhar pela concessão gratuita das escrituras. “Antes a gente andava com medo nas ruas. Depois das luzes brancas de Led a situação melhorou bastante”, disse.

Eleonora Varela, mais uma moradora do Marinho Chagas que fez parte do momento marcante, foi outra que disse ter esperado por esse momento por mais de 10 anos. Espera que, graças à atuação determinante da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária de Parnamirim, teve um final feliz. O secretário Rogério disse que o trabalho de regularização deve continuar em Liberdade e em outros bairros da cidade. “Vocês são testemunhas desse momento e multiplicadores dessa informação. A concessão de escrituras públicas e regularização de imóveis não pode mais parar. Seguiremos firme nessa missão também em outras áreas de nossa cidade”, pontuou.

Imagens: Aristelson Alves

Fonte: ASCOM/Parnamirim

Sair da versão mobile