Cursinho Popular oferece preparação para o Enem

Oferecer, a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade econômica, a oportunidade de realizarem o sonho de ingressar em uma universidade para desenvolverem uma trajetória acadêmica e profissional de forma gratuita. É o que motivou a criação do Cursinho Popular Dona Militana, ação extensionista, coordenada pela professora do Departamento de História da UFRN Margarida Dias, com aulas regulares realizadas na Escola Estadual Professor Luiz Soares, no bairro de Dix-Sept Rosado, Zona Oeste de Natal. As aulas começaram no último mês de abril e ainda é possível realizar matrículas de novos estudantes, exclusivamente por este formulário.

“Nas periferias, a conciliação entre trabalho e estudo no ensino médio, a falta de estrutura e de professores, além da falta de perspectiva de futuro, faz com que entrar na universidade seja um sonho distante. O cursinho popular é uma forma de tentar diminuir as desigualdades para a realização desse sonho”, lembra a coordenadora do projeto.

A ação extensionista nasceu no segundo semestre de 2021 com a proposta de oferecer aulões sobre os conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos estudantes da rede pública, que enfrentam muitos cenários adversos para a preparação em condições de igualdade com todos os candidatos.

As aulas são ministradas por graduandos a partir do 5º período das diversas licenciaturas da UFRN. Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

A partir de 2022, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFRN e a aprovação em edital específico da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern), o projeto ganhou uma nova dimensão, com a oferta de aulas regulares nas terças, quartas e quintas-feiras à noite e sábados pela manhã. As aulas são ministradas por graduandos a partir do 5º período das diversas licenciaturas da UFRN, que somam experiências pedagógicas em suas trajetórias acadêmicas.

“Com o apoio financeiro recebido, conseguimos remunerar os estudantes da graduação, comprar materiais didáticos, além de ofertar lanche aos alunos que frequentam o projeto. Deixamos também um benefício concreto à escola com a compra de condicionadores de ar para o auditório”, destacou Margarida Dias.

O cursinho já conseguiu aprovar diversos estudantes no Enem em quase três anos de atuação. Foto: CCHLA/UFRN

Em quase três anos de atuação, o Cursinho Popular Dona Militana foi fundamental para a aprovação de diversos estudantes, que hoje cursam o ensino superior na própria UFRN e outras instituições públicas. Os graduandos das diversas licenciaturas da UFRN que desejarem fazer parte do projeto e já estejam cursando a partir do 5º período podem entrar em contato pelo telefone 99710-7852 ou pelo Instagram do projeto.

SERVIÇO:

Cursinho Popular Dona Militana
Local: Escola Estadual Professor Luiz Soares
Gratuito
Horários: Terça, quarta e quinta-feira (18h30 às 21h); sábados (9h às 12h15)
Contato: 99710-7852

Fonte: Agecom/UFRN

Sair da versão mobile