A Diretoria do Meio Ambiente (DMA/UFRN) realiza, no período de 2 a 5 de maio, a nova edição da EcoArte. O evento é organizado pelo Programa de Educação Ambiental (ProEA) da DMA, e traz ao público acesso a ecoprodutos, produtos de economia solidária e serviços sustentáveis. A exposição acontece no Centro de Convivência da UFRN, no Campus Central, das 9h às 16h, com entrada gratuita.
Garantindo a sustentabilidade do planeta e economia solidária, a ação tem como objetivo, também, mostrar o resultado da transformação de materiais recicláveis em produtos reutilizáveis, ressignificando a reciclagem e valorizando quem trabalha nessa perspectiva. Os itens são elaborados por profissionais que buscam um desenvolvimento sustentável do ambiente.
A atividade possibilita aos visitantes conhecer produtos que não sejam poluentes, atóxicos, orgânicos e que trazem benefícios tanto ao meio ambiente quanto à saúde dos seres vivos e que sejam sustentáveis. Os expositores pretendem com isso trazer um equilíbrio nas relações entre produto e ambiente, reduzindo a geração de resíduos.
De acordo com a Diretora de Meio Ambiente da UFRN e coordenadora do evento, Marjorie Medeiros, a EcoArte tem uma responsabilidade socioambiental e dá visibilidade aos produtores locais, fornecendo uma melhoria de renda e contribuindo com a preservação da cultura e tradições do nosso estado. Ela ressalta que estimular a disseminação de boas práticas de sustentabilidade faz parte das metas da EcoArte, assim como incentivar a reutilização de materiais de forma criativa, gerando consciência ambiental, e reduzir os danos causados no ambiente pelo descarte de materiais reutilizados ou reciclados após o consumo.
O evento reúne artesãos, artistas plásticos e profissionais que usam criatividade para transformar o que seria jogado fora em arte. Eles modificam também a atitude de quem compra por valorizar quem produz e ajudar a preservar o meio ambiente. A economia gerada na exposição beneficia os comerciantes locais.
No local, serão montados pontos para entrega voluntária de resíduos eletroeletrônicos, para os quais será dada uma destinação adequada. Também será coletado óleo de cozinha usado, acondicionado em garrafas pet, que será transformado em sabão ecológico. Ainda podem ser doados banners de lona, que serão transformados em bolsas e acessórios. Outros produtos, como papel, papelão, garrafas, latas e caixas, terão local para descarte e serão reaproveitados nas oficinas, ou destinados a cooperativas de catadores para reciclagem. No Centro de Convivência da UFRN, já existe um ponto permanente de descarte para medicamentos.
Imagens: Antônio Ivo e Marjorie Medeiros
Fonte: Agecom/UFRN