Conheça dois pontos turísticos que contam a história de Parnamirim

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) ou simplesmente Barreira do Inferno é uma base da Força Aérea Brasileira para lançamentos de foguetes que tem grande representatividade na cidade Trampolim da Vitória.

Fundada em 1965, se tornou a primeira base aérea de foguetes da América do Sul. Está localizada na Rota do Sol, no município de Parnamirim.

Nela se concentram operações de lançamento de foguetes de pequeno e de médio portes e se chama Barreira do Inferno devido aos reflexos do sol que tornam as falésias do local vermelhas como fogo.
O centro é aberto à visitação da população e turistas. Lá, você vai encontrar réplicas de foguetes que já foram lançados e um acervo fotográfico que conta um pouco da sua história.

História

O Nike Apache foi o primeiro foguete a ser lançado desta base. Ocorreu em 15 de dezembro de 1965 e era um foguete de sondagem de fabricação dos Estados Unidos.

Nesta base já foram lançados mais de 400 foguetes, desde os pequenos foguetes de sondagem meteorológica do tipo Loki, até veículos de alta performance da classe Castor-Lance, de quatro estágios.

O expediente administrativo segue o quadro de trabalho semanal do (CLBI). O expediente de visitação é compreendido de 8h30 às 15h30, todos os dias do ano, exceto os dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro e na terça-feira de carnaval. Às segundas-feiras pela tarde é reservado para a limpeza das instalações.

O outro ponto é o Centro Cultural Trampolim da Vitória que também tem com entrada gratuita e fica localizado nas antigas instalações do Aeroporto Augusto Severo. Lá conta a história e participação de Parnamirim com os americanos na Segunda Guerra Mundial, o que tornou Parnamirim no Trampolim da Vitória, com acervo de fotos, cartas, peças entre outros o tornando um com grande potencial no turismo pedagógico.

O diretor Administrativo Rayrakson Alves disse que o CCTV funciona a partir da quarta-feira até o domingo nos horários das 9h até às 16h e para agendar visitas apenas com grupos de 15 pessoas menos do que isso não precisa agendar, os agendamentos são feitos através do e-mail cctcparnamirim@gmail.com.

Imagens: José Marciano Costa

Fonte: ASCOM/Parnamirim

Sair da versão mobile