Ter um passaporte europeu é o sonho de qualquer viajante. Afinal, ele traz inúmeras oportunidades, como, por exemplo, a de transitar por diferentes países da União Europeia sem qualquer esforço ou dificuldade. Mas, você já parou para pensar qual passaporte tem mais influência dentro das terras europeias?
Segundo informações fornecidas pelo VisaGuide.World Passport Index, classificador de passaportes mundiais, o passaporte italiano se encontra entre um dos mais influentes em terras europeias e o terceiro mais poderoso do mundo todo, ficando atrás apenas da Singapura e do Japão.
“Por ser um documento tão importante em toda a Europa, cidadãos italianos e aqueles que possuem a dupla cidadania italiana acabam se beneficiando da oportunidade de fazer viagens ainda mais descomplicadas”, comenta Rafael Gianesini, CEO e cofundador da Cidadania4U, que tem objetivo de auxiliar pessoas a obter a cidadania europeia de forma transparente, prática e em um ambiente 100% online.
Nesse sentido, para auxiliar os cidadãos que possuem o desejo de tirar o passaporte italiano, o executivo decidiu listar abaixo algumas informações sobre a garantia desse direito. Confira:
Emissão do passaporte: Caso você viva no Brasil e já tenha cidadania italiana, é necessário manter seus dados atualizados no AIRE, rede consular responsável pela sua área de residência, que armazena todas as informações relevantes sobre a vida civil do indivíduo (endereço, estado civil, registro de filhos menores de 18 anos etc.). Após isso, é importante agendar uma entrevista para a emissão do documento. Agora, se você estiver morando na Itália, basta ir a um departamento de polícia e fazer a sua solicitação, por exemplo.
Documentação necessária: Assim como em qualquer outro processo, as pessoas precisam comprovar o direito ao passaporte. Nesse sentido, elas precisam apresentar uma fotografia formato 3,5 cm x 4 cm; documento de identidade válido, que permita a identificação; passaporte vencido ou por vencer; e comprovante de pagamento da Taxa Consular.
Tempo para a retirada do passaporte: Cada consulado do Brasil trabalha de uma forma diferente e, consequentemente, os prazos variam. Por exemplo, os consulados de São Paulo e Belo Horizonte enviam o passaporte dentro de 30 dias. Já nos demais locais, o solicitante consegue levar o documento no mesmo dia da entrevista ou até alguns dias depois.
Imagem: Reprodução
Fonte: Assessoria de Comunicação