Huol oferta exames de detecção de tumores da laringe

O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN/Ebserh) está apoiando a Campanha Nacional da Voz 2023 com oferta de exame de videolaringoscopia para detecção precoce de tumores da garganta. Serão disponibilizadas 20 vagas por semana no período de 10 de abril a 31 de julho. O agendamento acontecerá no site da 25ª Campanha Nacional da Voz 2023. Fumantes acima de 40 anos fazem parte do público-alvo e podem agendar o serviço gratuitamente.

A 25ª Campanha Nacional da Voz 2023 é uma iniciativa conjunta da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABL) e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP). O objetivo desta edição é orientar sobre a prevenção e importância do diagnóstico e tratamento precoce das doenças que acometem a laringe e demais regiões da cabeça e pescoço, bem como realizar atendimento voluntário em várias unidades hospitalares espalhadas pelo Brasil.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que sejam registrados cerca de 39.610 novos casos de câncer de cabeça e pescoço em 2023. No Rio Grande do Norte, o número estimado é de 800 novos casos.

Sinais de alerta e cuidados com a voz

Além do tabagismo, os principais sinais de alerta para doenças que acometem a laringe e regiões da cabeça e pescoço são: rouquidão por mais de 15 dias; falhas ou perda da voz; cansaço para falar; voz mais fraca ao final do dia; e incômodo ou pigarro na laringe ao falar.

Entre as dicas para preservar a saúde da garganta e da voz, destacam-se alimentação saudável; evitar falar muito tempo sem interrupção; não gritar; evitar tossir ou pigarrear constantemente; falar pausadamente; evitar longos períodos de jejum; não fumar; e procurar não se expor a ambientes com poluição ou fumaça.

 Sobre a Rede Ebserh

O Huol faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Imagem: Divulgação

Fonte: Huol/UFRN

Sair da versão mobile