O fim de semana foi chuvoso em todo o Estado. Em Natal, entre este domingo e madrugada desta segunda-feira, choveu aproximadamente 90 milímetros (mm). A previsão de precipitação é de 28 mm ainda nesta segunda-feira. Outros municípios do RN também tiveram chuvas intensas como Maxaranguape (74.8mm), São Gonçalo do Amarante (72.2mm) e Rio do Fogo (68.2mm). De acordo com os dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), nos próximos meses as chuvas continuarão, mas com menor intensidade no litoral. Já no interior, a previsão é de mais chuvas ao longo dos próximos meses.
Em entrevista nesta manhã, o chefe de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, afirmou que as condições da atmosfera continuam favoráveis às chuvas, que deverão acontecer com menos intensidade até junho. “Estamos no período chuvoso. As condições estão favoráveis e as chuvas devem continuar. Ao longo desta semana nós não esperamos tantas chuvas como aconteceram no final de semana aqui no litoral e no interior do estado. É um momento em que a atmosfera está se recompondo para as próximas semanas.”
A previsão para o trimestre de março, abril e maio é de chuvas com volumes na categoria ‘normal’ e ‘acima do normal’ em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Neste fim de semana, 38 municípios estiveram nesta categoria. “Estamos iniciando o período chuvoso aqui no litoral. Em abril, maio e junho, e até julho teremos chuvas de ‘normal’ e ‘acima do normal’ tanto aqui no litoral quanto no interior do estado”, disse Bristot.
Segundo o técnico da Emparn, as chuvas irão acontecer com mais intensidade no interior do estado, principalmente no Seridó potiguar. “Nós esperamos mais chuvas, chuvas intensas que possam causar drenagem e aumentar os níveis dos reservatórios do Seridó, principalmente agora, nos meses de março e abril”.
Imagem: Ney Douglas
Fonte: Agora RN