Será realizada, no Centro de Convivência da UFRN, no período de 3 a 5 de abril, das 9h às 16h, a EcoArte – mostra de produtos provenientes da economia solidária e de serviços sustentáveis. Serão expostos produtos criados por artesãos da comunidade externa e servidores da Universidade. A EcoArte é um projeto de extensão da UFRN e trata-se de uma iniciativa do Programa de Educação Ambiental da Diretoria de Meio Ambiente (DMA), vinculada à Superintendência de Infraestrutura (Infra) da UFRN.
A EcoArte pretende contribuir para a conscientização da população, levando a pensar no caminho e nas finalidades dos resíduos antes do descarte. Para Marjorie Medeiros, coordenadora do programa de Educação Ambiental da DMA/Infra, a mostra é um convite à sociedade para a reflexão sobre o consumo consciente e a responsabilidade pelos resíduos.
Os artigos expostos durante a EcoArte são produzidos levando em consideração o ecodesign, buscando o equilíbrio entre o produto e o ambiente durante todo seu ciclo de vida. Os artigos são não-poluentes, atóxicos, benéficos ao meio ambiente e à saúde dos seres vivos, contribuindo para a sustentabilidade do planeta, feitos para reduzir a geração de resíduos, ter destinação correta e minimizar os custos da disposição final.
Segundo Marjorie, o projeto possui uma finalidade multidimensional, envolvendo a dimensão social, econômica, política, ecológica e cultural. “Além da visão econômica de geração de trabalho e renda, as experiências de economia solidária se projetam no espaço público, tendo como perspectiva a construção de um ambiente socialmente justo, sustentável e de preservação da cultura e tradições locais”, complementa a coordenadora. Atualmente, são mais de 200 artesãos e artistas plásticos cadastrados no projeto. A estimativa é de que aproximadamente 130 expositores participem da edição da mostra no mês de abril.
Além da mostra dos ecoprodutos, será montado no Centro de Convivência um ponto para recebimento de resíduos eletroeletrônicos de pequeno porte, para os quais será dada uma destinação adequada. A mostra contará ainda com um espaço para descarte apropriado de outros produtos recicláveis, como papel, papelão e latas. Esses materiais, além de poderem ser reaproveitados pelos artesãos, podem ser destinados às cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Natal. A EcoArte também contará com um local para doação e troca de livros, roupas e acessórios.
Imagens: Divulgação
Fonte: Agecom/UFRN