A arte como estratégia de enfrentamento emocional/psicológico

O Projeto Recanto Cultural, existente na CDP, teve início em 1999 e tem por objetivo despertar o interesse pela arte visual regional nas crianças e seus familiares – hóspedes da referida instituição – como também, à comunidade local. É desenvolvido pelo setor da Psicologia da Casa Durval Paiva, atualmente coordenado pela psicóloga Jéssyca Martins B. Costa – CRP 17/4123.

A atualização de mobilização é feita através de uma lista de artistas inscritos na Capitania das Artes na Prefeitura de Natal. O contato com o artista é realizado através de ofício por e-mail ou contato telefônico para verificar o interesse e a disponibilidade de participação.

O Recanto Cultural promove exposições das obras de um artista local convidado, durante 15 dias do mês. Durante o período da exposição também é realizado um momento de interação entre o artista e os pacientes através de uma oficina de desenho ou pintura, levando-os à descoberta de “talentos escondidos” e além.

Através da arte, qualquer que seja, podemos facilitar a expressão das emoções e sentimentos, auxiliando no processo de ansiedade excessiva ou algum outro sintoma de transtorno psicológico, do próprio processo de adoecimento ou de hospitalização. Na CDP temos o exemplo do ex  paciente Manoel Patrício, que descobriu seu talento através de uma oficina do Projeto Recanto Cultural e hoje, voluntário de oficina de desenho e pintura no Setor educacional, realiza curso com o artista Ricardo Tinoco e tem isso como objetivo de vida e meio do próprio sustento.

Imagem: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação/CDP

Sair da versão mobile