O Departamento de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DMAT/UFRN), vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), realizou o minicurso Desvendando o LEM, suas potencialidades e limitações para o ensino de matemática. O evento ocorreu no dia 10 de março, das 8h às 12h, no Laboratório de Ensino da Matemática (LEM). O objetivo foi capacitar profissionais para o uso do espaço e de materiais para o ensino da matemática.
O minicurso foi uma ação de extensão e atendeu a um público diversificado, incluindo alunos universitários que tiveram a disciplina Matemática durante a pandemia, mas sem acesso físico ao local para manipular e explorar o LEM.
Durante o minicurso, foram discutidas questões referentes ao LEM, como a história do Laboratório. Também foi abordado como montar um Laboratório em escolas e materiais que podem ser usados e adquiridos para viabilizar o ensino da matemática. O encontro contou com atividades práticas, discussões e socialização.
A professora do CCET Jeanete Moreira conta que a oficina teve a participação de alunos da Universidade e de professores que serão multiplicadores fora da Instituição. “No LEM, eles deram dicas e orientações para a criação de laboratórios, mesmo em espaços físicos limitados, como a própria sala de aula, que pode ser temporariamente utilizada no ensino de matemática durante os horários regulares de aula. Isso incentiva a criatividade e o pensamento crítico para buscar soluções criativas que ofereçam uma educação de qualidade”, explica a professora.
Ensino Básico e Universidade
O Laboratório de Ensino da Matemática faz parte do projeto Conexão Ensino Básico e Universidade na Área de Exatas. A ação foi criada pelo CCET para aproximar as escolas de ensino fundamental e médio do RN dos departamentos de ciências exatas da UFRN. Atualmente, a iniciativa conta com a participação de três departamentos: o de Física (DFTE), o de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) e o de Matemática (DMAT) da UFRN.
O projeto visa melhorar a qualificação dos professores e a qualidade do ensino de ciências exatas nas escolas, complementar a formação dos alunos e estimular o interesse pela área. Além disso, busca agregar ideias das iniciativas dos departamentos participantes. Entre os resultados esperados estão melhorar a infraestrutura de ensino, elevar a nota de corte do Enem para os cursos do CCET, DIMAp, DFTE e DMAT, além de reduzir a evasão.
Imagem: Cícero Oliveira
Fonte: Agecom/UFRN