A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lança, nesta segunda-feira, 27, a campanha de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual e outras violências de gênero na instituição. A ação, intitulada A UFRN e você no enfrentamento ao assédio sexual e outras violências de gênero. Não ao assédio sexual!, tem início com a publicação de banners educativos nos sistemas integrados; a oferta de capacitações sobre o tema; lançamento de cartilha institucional sobre assédio sexual e outras violências de gênero; além da divulgação do relatório com os resultados da consulta pública, realizada no final de 2022, pelo Grupo de Trabalho (GT) pelo Enfrentamento ao Assédio Sexual e Outras Violências de Gênero.
Os banners apresentam as principais informações sobre assédio sexual, assim como divulgam a capacitação a distância Enfrentamento ao Assédio Sexual e Outras Violências de Gênero na UFRN, voltada aos servidores docentes e técnico-administrativos da UFRN, que terá a primeira turma ainda em março. As inscrições para a capacitação estão disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), nas abas Menu Servidor – Capacitação – Inscrições – Realizar Inscrição.
A cartilha explica os principais conceitos relativos ao assédio sexual e violências de gênero e detalha como identificar e agir para denunciar práticas de assédio ou importunação sexual, dentro ou fora da UFRN. O conteúdo foi escrito pela docente do Departamento de Direito da UFRN, Mariana de Siqueira, e revisado por membros do GT e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).
“O melhor caminho para prevenir é educar e se posicionar firmemente sobre esse assunto, reforçando o compromisso da UFRN pela prevenção e pelo enfrentamento ao assédio sexual”, afirma Julliana Paiva, que atribui as iniciativas como resultados do trabalho coletivo entre GT, Progesp, Secretaria de Educação a Distância (Sedis) e de diversos colaboradores.
A campanha e os materiais informativos construídos por essas unidades são uma resposta direta à consulta pública conduzida pelo GT, onde aparecem como umas das principais sugestões dos participantes para ações institucionais sobre a temática. Com mais de 3 mil respostas, a consulta à comunidade universitária aconteceu entre setembro e outubro de 2022, a fim de conhecer as percepções e vivências sobre o assédio sexual e outras violências de gênero na sociedade e na UFRN.
O relatório com os dados do levantamento será organizado em duas versões, uma resumida, que já está disponível, e outra mais detalhada, em processo de editoração, para que as pessoas acessem de acordo com o seu interesse. Julliana Paiva explica que, além de servir de retorno para a comunidade, o relatório dispõe de valiosas informações para orientar a UFRN sobre como fortalecer o processo de prevenção e enfrentamento, os principais desafios e como melhorar a denúncia e o acolhimento. “Temos bastante material para trabalhar e fortalecer cada vez mais o processo”, finaliza.
A cartilha, o relatório da Consulta Pública e os banners podem ser acessados neste link do Portal da Progesp.
Imagens: Reprodução
Fonte: Agecom/UFRN