Caiçara do Rio do Vento recebe missão de simulação espacial da UFRN

Publicidade

A Estação Espacial Análoga Habitat Marte recebe mais uma missão de pesquisa e simulação espacial neste fim de semana, na zona rural da cidade de Caiçara do Rio do Vento, no semiárido norte rio-grandense. A missão de número 139 acontece durante a noite de domingo, 26, e termina na manhã de segunda-feira, 27, quando os participantes poderão conhecer as instalações da estação e colaborar com sugestões e melhorias para o projeto.

Coordenador do Habitat Marte desde 2017, o professor do curso de engenharia da produção da UFRN Julio Rezende conta que os astronautas análogos voluntários podem participar do desenvolvimento de testes de segurança, de protocolos e de simulações de ausência de gravidade. Estas últimas são realizadas em uma infraestrutura para Atividade Extraveicular Subaquática, instalada em uma piscina para simulações espaciais.

As vagas ainda estão abertas para profissionais ou estudantes de diferentes áreas do conhecimento. O único requisito é estar aberto a pesquisas de soluções autossustentáveis e à exploração espacial. As inscrições podem ser feitas diretamente com o professor Júlio, pelo WhatsApp (84) 99981-8160

O Habitat Marte foi originalmente pensado como uma infraestrutura independente, que oferecesse soluções para o funcionamento de habitats no espaço ou em regiões isoladas do planeta. Esses centros autossustentáveis são administrados para produzir alimentos,  energia, captar e tratar a água da chuva e reutilizar o esgoto após tratamento. Por isso, a Estação investe em um sistema de aquaponia, estufas, irrigação, tecnologias sociais e hidroponia, entre outros.

Fonte: Agecom/UFRN

Sair da versão mobile