A reunião de divulgação dos resultados financeiros do último trimestre continua trazendo informações interessantes sobre a Nintendo. O presidente da companhia, Shuntaro Furukawa, falou sobre as diferenças de desempenho nas vendas de software para Switch em cada região.
“Nas Américas, as vendas de unidades de software nos nove meses entre abril e dezembro diminuíram 19,5% em relação ao ano anterior. Quando você analisa o desempenho região por região, as Américas foram a única região onde as vendas unitárias diminuíram ano a ano. Durante o mesmo período do ano fiscal anterior, as vendas de títulos evergreen (duradouros) como Mario Kart 8 Deluxe e Animal Crossing: New Horizons foram fortes e, particularmente nas Américas, novos títulos como The Legend of Zelda: Skyward Sword HD, Mario Golf: Super Rush e Metroid Dread também foram fortes, fazendo com que as vendas de software para aquela região crescessem significativamente. As vendas caíram no mesmo período deste ano fiscal, devido a fatores como a ausência de crescimento considerável nas vendas de títulos evergreen, principalmente durante o terceiro trimestre (outubro-dezembro).
No Japão, Splatoon 3 foi lançado em setembro e teve um bom começo, e fatores como esse nos ajudaram a manter o ímpeto quando entramos no terceiro trimestre com a temporada de festas. Como resultado, as vendas de software continuaram indo bem no Japão em comparação com outras regiões após o lançamento de Pokémon Scarlet/Violet em novembro.
Na Europa, a situação durante o terceiro trimestre foi diferente das Américas. Títulos como Nintendo Switch Sports e Mario Strikers: Battle League, ambos lançados durante este ano fiscal, viram suas vendas crescerem durante a temporada de férias, com o resultado de que o declínio percentual nas vendas de unidades de software foi comparativamente menor do que nas vendas de unidades de hardware.
Em outras regiões, o declínio nas vendas de unidades de hardware foi acompanhado por um declínio nas vendas de unidades de software, mas além de Pokémon Scarlet/Violet terem um desempenho extremamente forte centrado na Ásia, Nintendo Switch Sports e Splatoon 3 também tiveram crescimento constante e como resultado, as vendas de unidades de software no terceiro trimestre diminuíram apenas ligeiramente em relação ao ano anterior”.
Texto de Beto Ferreira
Fonte: Nintendo Blast