Sabe quando as relações ficam estranhas, e aqueles amigo inseparável e de toda hora, não é mais o mesmo como ontem, e prefere se afastar, ao ter que conviver com você, nem mesmo olhar ou falar na sua cara? Pois bem, isso sucedeu com os amigos de longa data o camponês, Pádraic e o músico, Colm, que de um dia o pararam de se relacionar e um intenso conflito foi causado entre eles, no longa-metragem de Martin McDonagh, Os Banshees de Inisherin.
O filme traz em sua trama simples e sutil o convencimento do camponês em reatar a amizade com seu velho amigo, que cisma em viver totalmente afastado do outro, sem contato, para apenas viver de sua música e com sua própria vida, porém Pádraic, quer saber porque de tudo isso, e Colm, o dá um ultimato, que causará desígnios perturbadores para ambos, e para os moradores da pacata ilha remota na costa oeste da Irlanda.
Os Banshees de Inisherin traz à cena uma drama de uma amizade e os desafios enfrentados para reconquistar, até a promissora árdua de uma disputa de prepotência e arrogância, em uma guerra lá fora, e dentro do pequeno vilarejo de Inisherin, entre dois homens que até ontem era amigos e hoje, um não pode mais conviver com o simplismo do outro.
Um filme minimalista e lento, mas profundo quão as diferenças podem estar nos detalhes mais imperceptíveis envolto de uma rotina comum e ordinária, transformando cumplicidade e mera insatisfação. Uma narrativa envolvente que cativa pela originalidade das performances surpreendentes no decorrer no enredo.
Ainda, a trama mostra o drama de aceitação e incredulidade do jovem Dominic, abusado pelo pai e renegado pela mulher que ama, e posteriormente por quem ele achava ser seu amigo, toma-se um fim cruel e trágico, anunciando o temível agouro da velha bruxa, que circula pela ilha anunciando as más notícias.
A produção é estrelado por Colin Farrell e Brendan Gleeson, além de Kerry Condon, Barry Keoghan, Pat Shortt, Jon Kenny e Gary Lydon que completam o elenco e somam as performances veementes e teatrais sob paisagens surpreendentes da ilha, que vive cerca de uma guerra árdua que acontece no continente.
Os Banshees de Inisherin estreou em setembro de 2022, durante o Festival Internacional de Cinema de Veneza, bastante aclamado, o filme foi aplaudido por quinze minutos após a exibição, no mesmo mês, ele foi foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto, e após a estreia mundial, o longa já é um dos maiores favoritos ao Oscar 2023.
Lúcio Amaral é jornalista e advogado pós-graduado em Direito e Processo Trabalhista. Certificado de Estudos Aprofundados em Psicanálise. Ganhador do II Prêmio de Rádio e Jornalismo em Saúde e Segurança do Trabalho, promovido pelo MPT em 2008.