Muitos sabem que o Brasil é um dos países com a maior quantidade de advogados exercendo sua profissão, somos mais de um milhão de profissionais cadastrados na Ordem dos Advogados do Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), proporcionalmente, há um advogado para 164 brasileiros residentes no país.
Em outras palavras, existe um cenário competitivo no mundo jurídico. Devido a isso, muitos acabam não encontrando oportunidades profissionais e optam por empreender no setor, mas, na contramão do que parece, ainda há muito espaço. Pensando em ajudar os profissionais da área a darem um primeiro passo na carreira empreendedora, Fernanda Machado, co-fundadora da SociiLaw, plataforma que tem o objetivo de auxiliar pequenas e médias empresas a terem acesso a soluções jurídicas de forma rápida, com qualidade e 100% segura, separou quatro dicas para empreender na área jurídica. Confira:
- Se prepare para empreender: Durante a faculdade muito se fala sobre Leis e pouco, ou nada, sobre empreender. A realidade é que os advogados também precisam aprender sobre questões além do jurídico, como marketing, vendas, contabilidade, entre outras habilidades necessárias para criar e gerenciar uma carreira de sucesso.
- Se atente às tendências: O comportamento do consumidor, a tecnologia, o contexto político e financeiro muda o tempo todo. Por isso, é importante acompanhar diferentes áreas e setores para entender quais são as oportunidades disponíveis para inovar. Romper a bolha e empreender atuando em áreas pouco exploradas é um caminho com sucesso (quase) garantido.
- Abuse da tecnologia: Já pensou em otimizar suas atividades e melhorar a qualidade do seu negócio? Por meio da tecnologia, as tarefas do dia a dia podem se tornar mais simples e rápidas e os custos são reduzidos. Hoje existem muitas ferramentas que podem auxiliar os profissionais nas atividades diárias, economizando horas de pesquisa ou de trabalhos repetitivos ou administrativos, por exemplo.
- Use e abuse do networking: Participe de eventos e reuniões promovidos para o público jurídico e clientes da área escolhida. Dessa forma, você será visto e, consequentemente, lembrado tanto para possíveis parcerias como também para clientes em potencial.
Imagem: Reprodução
Fonte: Assessoria de Comunicação