O Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes de Segurança (CETRIS/UFRN) está participando da campanha Dia da Internet Segura. O foco é alertar usuários, apresentando maneiras de se proteger em ambientes online. A iniciativa é promovida pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) em parceria com a Safernet — organização não governamental, sem fins lucrativos, que reúne cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em direito com a missão de defender e promover os direitos humanos na Internet.
O objetivo da ação é envolver e unir diferentes atores, públicos e privados, em atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). As atividades serão realizadas em escolas, universidades, ONGs e na própria rede.
O CETRIS selecionou informações sobre as redes sociais e segurança do usuário na internet. Por exemplo, as dicas para evitar golpes do WhatsApp são: ocultar a foto de perfil; ativar a verificação em duas etapas; e, ao usar o WhatsApp Web em algum computador, lembrar-se de fazer logout ao terminar.
Além disso, o CETRIS também dá orientações para proteger contas no Instagram e no Facebook: ativar a verificação em duas etapas; manter o número de telefone e e-mail atualizados; ficar de olho na atividade de login; receber alertas de login; ter cuidado com extensões e com e-mails falsos.
Em relação a alertas de segurança, o CETRIS recomenda que todos mantenham sistemas (desktops, notebooks, celulares, servidores) atualizados; evitem versões piratas de qualquer software; mantenham os antivírus ativos e atualizados; e evitem clicar em links suspeitos. Por fim, é recomendado adotar uma rotina contínua de backups, como forma de recuperação de dados em incidentes.
Para conferir mais dicas sobre o assunto, é só acessar o Portal do CETRIS.
Fonte: Agecom/UFRN