Para classificar as instituições de ensino e federações de acordo com as participações esportivas ao longo do ano, o Troféu Eficiência, da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), determina a pontuação de 150 universidades. A UFRN se destaca em 5° lugar no ranking, sendo a melhor entre todas as universidades federais de ensino superior pelo segundo ano consecutivo.
Com o nome de Troféu Professor Luizão, a premiação pontua as instituições com base no número de participações nos eventos realizados pela CBDU em 2022, como o Brasileiro Universitário de eSports, Jogos Universitários Brasileiros de Praia, Seletivas Internacionais de Lutas, JUBS de Futebol, JUBS Fase Final e JUBS de Futebol 7. Além disso, é atribuída uma pontuação bônus no fim do ano atribuída com base no número de participações da instituição.
Segundo Alexandre Bulhões, gestor desportivo da UFRN, a classificação é o resultado do esforço de alunos e treinadores. “Muitas vezes nossos alunos disputam com atletas contratados pelas Universidades. Muitos deles precisam conciliar o estudo com os treinamentos e estágios ou trabalhos”, afirma Alexandre.
A instituição recebeu inúmeras medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros e nos Jogos das Universidades Federais. Com destaque para os atletas paradesporto da UFRN, que conquistaram grandes premiações no JUBS Fase Final, como o aluno Cicero Filho Tavares, que foi primeiro lugar no disco, dardo e arremesso de peso. Apesar de não contar para a CBDU, a UFRN também foi a grande campeã nas Paralimpíadas Universitárias 2022, em João Pessoa (PB).
Com o objetivo de melhorar ainda mais a classificação da universidade no ranking, Alexandre Bulhões explica o que é preciso para que a UFRN evolua cada vez mais, “É necessário que a política de esportes da UFRN seja fortalecida e que garanta os investimentos necessários para melhorarmos nossas instalações esportivas”.
O treino de muitos dos alunos de modalidades convencionais e do paradesporto é viabilizado pelo Complexo de Esportes e Eventos (Coespe), dirigido pelo Professor Romilson de Lima Nunes, do Departamento de Educação Física (DEF), com apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) e da Pró-Reitoria de extensão (Proex).
Imagens: Alexandre Bulhões
Fonte: Coespe/UFRN