O Grupo Universitário de Aquarela e Pastel (Guap) da UFRN realiza exposição até dia 15 de janeiro, na Biblioteca Pública Câmara Cascudo. O Guap pretende compartilhar produções dos seus artistas com toda a comunidade natalense que demonstre interesse em artes visuais. A exposição começou no dia 15 de dezembro e a visitação ao público permanece aberta das 9h às 17h.
Serão expostas obras executadas com técnicas como aquarelas, pastel, fotografias e arte digital. Verônica Lima, professora do Departamento de Arquitetura (ARQ) e coordenadora do Guap, enfatiza que a exposição é uma coletânea que representa a heterogeneidade do grupo de artistas.
Para Verônica, os 21 anos do projeto significam, principalmente, resiliência e resistência. “É um grupo de artistas que se reúnem para lutar pela disseminação das artes visuais do estado, para educar para a arte e para espalhar encantamento por dias tão difíceis”, relata.
Ela afirma, também, que a atuação do Guap é singular, pois promove a arte mesmo quando ela é colocada às margens nas prioridades das gestões, além de ter papel notável para a sanidade mental dos artistas e do público que a consome. “A arte é necessária, é vida, é luz em dias sombrios, é o sol que nos ilumina”, reforça.
O grupo é resultado de um projeto de extensão da UFRN, realizado pelo Departamento de Arquitetura e de Arte (ARQ) e apoiado pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC). O Guap reúne artistas para a produção de artes visuais na UFRN com cursos e oficinas para ampliar a visibilidade das obras. Atuando desde 2001, o projeto reúne professores e estudantes da Universidade, assim como artistas membros da comunidade externa.
Fonte: Agecom/UFRN