Grupo de professores da UFRN lança guia didático de história do Rio Grande do Norte

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Um grupo de professores preocupados com a educação, motivados em contribuir com novas possibilidades de abordar a História dentro da sala de aula, elaborou um Guia didático da história do Rio Grande do Norte. Escrito pelos membros do Programa de Pós-graduação em História (PPGH/UFRN) Carmen Alveal, Bruno Costa e Lívia Barbosa, o e-book está disponível no Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Com o objetivo de valorizar a história do estado, a obra traz temáticas que dizem respeito à História nacional com enfoque no Rio Grande do Norte, como o tratamento dado aos povos indígenas na chegada dos europeus, a escravização dos povos africanos e seus descendentes e a violência da ditadura militar de 1964-1985, além do estabelecimento de instituições comuns, como câmaras, presidentes de províncias e intendências.

Carmen Alveal explica que o guia tem o foco no Ensino Médio, tanto para professores como para estudantes. No entanto, o material também pode ser utilizado no Ensino Fundamental, adaptando–se os textos e as atividades de acordo com a faixa etária envolvida, e por professores universitários na formação dos cursos de licenciatura em História.

“Na primeira parte de cada capítulo, apresentamos um material que pode ser administrado de acordo com as escolhas dos professores e professoras. No final, há uma sequência didática voltada especialmente para os docentes visualizarem possibilidades de utilização do material”, explica Carmen.

A docente também salienta que os professores envolvidos na elaboração do guia realizam – ou já realizaram – pesquisas nas áreas em que escreveram os capítulos e acreditam no potencial do ambiente escolar como lugar de questionamento e produção de consciência histórica. “Por esse motivo, o Guia Didático foi concebido não apenas por pesquisadores dedicados à pós-graduação, mas ainda por docentes do Ensino Básico que vivenciam ou vivenciaram, no chão da sala de aula, as demandas do ensino de História no cotidiano escolar”, ressalta a professora.

Por fim, os escritores esperam que o livro seja útil e também aguce a curiosidade de professores e estudantes pela história potiguar e ressaltam a importância dos investimentos na educação pública brasileira. “Sabemos que uma boa educação precisa de investimento contínuo na infraestrutura das escolas, bem como o estímulo a seus profissionais por meio de políticas públicas que valorizem esse ofício tão importante para a formação de uma sociedade justa e igualitária”, finaliza Carmen Alveal.

Fonte: Agecom/UFRN

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