O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) anunciou nesta terça-feira 22 o nome de parlamentares que irão compor a equipe de transição para o futuro governo Lula (PT). Entre as novidades, duas potiguares: a deputada federal Natália Bonavides (PT) e a senadora Zenaide Maia (Pros). Com isso, o Estado chega a oito membros na transição. Segundo a Agência Saiba Mais, outros quatro devem ser anunciados em breve.
Natália Bonavides integrará o grupo de Cidades, que já conta com 11 membros – entre eles, o líder sem-teto Guilherme Boulos (PSOL). O “combo” desta terça veio com mais oito membros, do PT, PCdoB, PDT e MDB. Com isso, o grupo chegará ao total de 19 integrantes.
“É uma honra ser indicada para essa tarefa. A gente sabe que a política urbana do governo que foi derrotado nas urnas é praticamente inexistente e o nosso trabalho será exatamente esse de implementar um política que traga de volta programas importantes como o Minha Casa Minha vida e a volta do Ministério das Cidades”, pontuou a deputada.
Já a senadora Zenaide Maia fará parte da equipe de Indústria, Comércio e Serviços. Junto com ela, foram anunciados os deputados Zé Neto (PT-BA) e Sidney Leite (PSD-AM).
Natália e Zenaide se juntam a outros seis profissionais do Estado que já foram anunciados, além dos quatro que já foram definidos pelo Governo, restando apenas o anúncio. Entre eles, estão uma trabalhadora da agricultura familiar, uma dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), uma jornalista e um ex-conselheiro de Juventude.
Os futuros membros serão Josana Lima, Robson Araújo, Jailma Lopes e Laissa Costa. Josana é coordenadora-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Contraf-Brasil) e coordenadora-geral da Fetraf/RN, e entrará para a equipe de desenvolvimento agrário; Robson é assessor parlamentar do Governo, ex-secretário estadual da Juventude do PT-RN, ex-conselheiro municipal de Juventude de Parnamirim e do estado do RN, futuro membro do grupo de juventude; já Jailma integra a Direção Nacional do Coletivo de Juventude do MST, e também colaborará com a juventude; por último, Laissa Costa é subsecretária do Gabinete Civil do RN, ex diretora da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) e ajudará nos Direitos Humanos.
Antes das parlamentares, o último nome anunciado para a transição havia sido o do psicólogo Alex Reinecke, professor do departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O docente irá colaborar em um relatório da assessoria temática para o tema de Direitos Humanos e Saúde Mental, dentro do núcleo de Direitos Humanos coordenado pela deputada federal Maria do Rosário (PT-RS).
Além dele, também já fazem parte da equipe o senador Jean Paul Prates (PT), para a área de Minas e energia; a advogada Juliana Muniz, da coordenação administrativa; o secretário de Educação do RN Getúlio Marques; o subsecretário da Juventude do RN, Gabriel Medeiros de Miranda, e o subcoordenador de Articulação Institucional da Juventude, Nilson Florentino Júnior, para o grupo de juventude.
Imagem: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Fonte: Agora RN